1 trabalho compara o texto viagem com as vacas e visita thermas

571 palavras 3 páginas
PUC MINAS – POÇOS DE CALDAS
Rafael Augusto e Yara Fonseca – 4º Período de Arquitetura e Urbanismo
Teoria Socioeconômica do Espaço
15/08/2011

Comparação do Texto Viagem com as Vacas e Banho nas Thermas Antônio Carlos em Poços de Caldas
O texto de Marcovaldo trata de uma família que vive em uma cidade industrial da Itália, meados do século XX, percebemos isso pelo fato de existir ônibus e caminhões; Marcovaldo e sua família estão em uma posição nem um pouco privilegiada, vivendo do trabalho duro e insuficiente em uma fábrica para manter uma família.
De certo modo, a experiência do encontro com as vacas, passando com tropeiros rumo às pastagens, põe em conflito costumes e práticas de épocas distintas. É interessante perceber que existe toda uma idealização e um certo “pré-conceito” no olhar da família ao observar a comitiva de tropeiros, pelo fato de parecer que Marcovaldo tenha morado no campo quando criança, e não precisava fazer um trabalho braçal, ficava somente sob uma sombra fresca, comendo queijos; e o olhar do filho mais velho que tendo opiniões acerca da cena que se desenvolve, trata de colocá-las à prova. Ao final do texto podemos chegar a conclusão de que as opiniões de Michelino não se comprovaram totalmente, mostrando que o trabalho com as vacas é na verdade muito mais duro e difícil do que aquele aparente “conto de fadas” desenvolvido pela família.
Partindo do mesmo raciocínio pode-se observar a experiência de tomar banho nas Thermas sob o mesmo olhar de Michelino sobre as vacas, ou seja, uma espécie de empirismo necessário para formar uma opinião. As Thermas ainda dispõem dos mesmos serviços de quase um século atrás. Essa “resistência” aos avanços e à técnica contemporânea nasce na crença de que essas práticas ainda têm valor em nossa sociedade, e que é necessário esse resgate de valores como parte de uma cultura que não deve ser esquecida.
Dispondo do mesmo recurso empírico de Michelino para com as vacas, o visitante que passa pela experiência de

Relacionados

  • Projeto Integrado
    38549 palavras | 155 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas