1 RelatorioVibra Es

1135 palavras 5 páginas
UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá IEM – Instituto de Engenharia Mecânica EME608 – Vibrações Mecânicas II
2º Semestre de 2014

Relatório relativo ao Laboratório 1

Nome: Raphael Bazan
Matrícula: 24485
Data da entrega: 12/09/14

Nota: ___________

Sumário
1.Introdução 2
2. Instrumentos 2
3. Instrumentos Utilizados 6
4.Procedimento Experimental 6
5.Resultados 8
6.Análise dos Resultados 8
7.Conclusão 9
8.Bibliografia 9

1.Introdução O estudo das vibrações mecânicas é de extrema importância na engenharia atual, pois vibrações estão presente em todo meio dinâmico. A análise de vibrações em equipamentos e máquinas permite conhecer mais sobre as respostas dos mesmos e seu comportamento em relação a uma força externa ou uma força provocada por um desbalanceamento em seu sistema, possibilitando a manutenção proativa, na qual se preocupa em conhecer e eliminar a causa de prováveis geradores de defeitos, como, por exemplo, a excitação de um sistema em sua frequência natural.
Foi realizado um experimento com o objetivo de determinar a frequência natural de um sistema, sendo possível realizar a comparação do sistema em teoria, através das equações propostas na literatura e dos dados do sistema.

2. Instrumentos No laboratório pode-se encontrar uma vasta gama de equipamentos para análise das vibrações. Dentre eles:

Shaker Eletrodinamico - é um tipo de atuador capaz de gerar movimentos em um sistema, com amplitudes e frequências definidas pela excitação elétrica criada por um gerador de sinais. Pode ser utilizado para realizar ensaios de fadiga em sistemas, submetendo estes a frequências e amplitudes mecânicas desejadas.

Figura 1 – Shaker Eletrodinamico

Gerador de Sinais - é um aparelho eletrônico utilizado para gerar sinais elétricos de formas de onda e frequências. É utilizado no laboratório como fonte de sinal para o Shaker Eletrodinamico, afim de passar a frequência e forma de onda a ser aplicada no sistema.

Relacionados