1 Prova 6 Princ Pios Realistas Morgenthau

2063 palavras 9 páginas
Universidade Federal de Uberlândia
Instituto de Economia
Bacharelado em Relações Internacionais
Teoria das Relações Internacionais – Marrielle Maia
Bárbara Silveira – 11321RIT011

Este trabalho analisa as relações entre Brasil e Argentina durante o período militar com foco na questão da disputa pelo predomínio hegemônico na bacia do Prata, que culminou no Acordo Tripartite Itaipu-Corpus. A análise centra-se na abordagem realista - considerando os princípios da Teoria Realista de Morgenthau e o Equilíbrio de Poder – estudando a política externa dos dois países no período, e como são abordadas as relações diplomáticas entre esses países.
O presente trabalho foca-se no contencioso binacional que decorre da decisão brasileira de construir a Hidrelétrica de Itaipu à revelia dos projetos argentinos para aproveitamento dos recursos propiciados pelo Rio Paraná. A consequente crise perdura por mais de uma década, durante a qual a hipótese de conflito de interesses que refletem aspectos de defesa e segurança foi latente, estando sempre presente. As políticas dos países são baseadas na correlação de forças a nível regional; esta, na época, era claramente favorável ao Brasil.
A aproximação na Bacia do Prata é um dos poucos caminhos que os países do contexto regional têm à sua disposição perante os problemas comuns. Entretanto, apesar desta convicção, durante anos as tentativas de convergência foram sobretestadas pela rivalidade brasileiro-argentina, cujas origens remontam a secular disputa geopolítica mantida na região desde a época da dominação luso-espanhola. E, a partir de meados do século passado, conflitos advindos da exploração do potencial fluvial daquela com finalidades hidrelétricas somaram-se aos antagonismos históricos. (FARJADO, 2004.)
Finalmente, como resultado de um longo processo de negociações, é assinado o Acordo Tripartite Itaipu-Corpus, que equaciona o problema da utilização dos recursos hídricos e permite que Brasil e Argentina iniciem uma nova etapa nas

Relacionados

  • Walter Isaacson Einstein Sua Vida Seu Universo
    260477 palavras | 1042 páginas