1 portif lio 4 fase brinquedoteca

1057 palavras 5 páginas
1 INTRODUÇÃO
O referido trabalho tem como objetivo discutir e ressaltar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil, e reconhecer este recurso como parte na construção do conhecimento e desenvolvimento integral da criança. Abordará também o surgimento da brinquedoteca e as mudanças que a mesma vem provocando na educação.
Para obter estas informações foram realizadas algumas pesquisas em livros sobre o assunto. Foi realizada também uma entrevista com uma criança para saber sobre o seu conhecimento a respeito da brinquedoteca.
2 BRINQUEDOTECA
Entende-se os benefícios do lúdico no desenvolvimento da criança, como um recurso importantíssimo para a construção do conhecimento e novas aprendizagens, no sentido de resgatar o prazer de brincar e aprender, pois sabemos que o brincar e o aprender devem caminhar juntos. Porém é necessário respeitar sempre o contexto histórico social e cultural de cada criança. Devemos entender que cada cultura possui suas próprias especificidades, sendo assim devemos fazer uso do que cada cultura oferece como instrumento para podermos trabalhar com a criança respeitando as crenças e a realidade de cada uma no seu contexto cultural.
Pressupondo-se que a cultura vem antes do lúdico, é possível adaptar as brincadeiras de acordo com a cultura já existente na vida da criança, e respeitá-la. A realidade social de cada cultura é complexa, mas nos permitem a organização das brincadeiras, podemos fazer uso dos fatores psicológicos, biológicos, e interações sociais para construirmos uma cultura lúdica. Podemos utilizar também materiais disponíveis em cada cultura para realizarmos atividades envolvendo brincadeiras.
É importante levar em conta também alguns fatores que podem influenciar na mudança cultural lúdica, como, idade, sexo, hábitos culturais, condições em que a criança vive etc... A criança é capaz de construir a sua própria cultura lúdica e devemos respeitá-la

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas