1 Objetivos Millikan2

3784 palavras 16 páginas
1 Objetivos

Com a realização da experiência aqui descrita teve-se por objetivo calcular o valor total das cargas elétricas em gotas de óleo mineral no interior de um capacitor conforme os procedimentos de Millikan e quantizar a carga elétrica fundamental.

2 Introdução

O experimento da gota de óleo de Millikan baseia-se na observação da velocidade de pequenas gotas de óleo carregadas, as quais são observadas em um campo gravitacional e elétrico. Através da lei de Stokes é possível calcular a massa da gota a partir da medida da velocidade de queda da mesma. A carga elétrica da gota pode ser determinada pelo cálculo da força que age sobre a mesma, uma vez que há um campo elétrico aplicado.
Para determinar a carga total contida em uma gota é necessário fazer uma análise de vários dados obtidos, analisando-se apenas as gotas que sobem e descem lentamente, visto que estas possuem poucos elétrons. Se os resultados da carga de uma mesma gota forem múltiplos inteiros de uma menor carga observada, então, se obtém a prova da natureza atômica da eletricidade.

3 Introdução teórica

Além do papel desempenhado no contexto do desenvolvimento científico do início do século, o experimento da gota de óleo de Millikan, desempenha hoje papel importante no ensino da física moderna; trata-se de um dos clássicos experimentos freqüentemente realizados nos laboratórios de física moderna.
O conceito de uma distribuição contínua de carga sugere que a carga elétrica, como a massa, pode variar continuamente. No entanto, isso não é verdade. Existe um valor mínimo e para a carga, sendo que a carga do elétron é -e e a da próton é +e. O valor elementar para a carga elétrica é o seguinte:

O pioneiro na investigação da carga do elétron foi J.J. Thomson, que descobriu esta partícula em 1897. Com o auxilio do seu estudante Wilson, Thomson determinou a carga do elétron. Então, em 1851, Sir George Stokes mostrou que uma gota esférica, de raio r e densidade, caindo

Relacionados

  • Relatório de Lab. de Moderna - Efeito Fotoelétrico
    2438 palavras | 10 páginas