1. OBESIDADE, ANOREXIA E BULIMIA

Páginas: 12 (2929 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1. OBESIDADE, ANOREXIA E BULIMIA

1.1. OBESIDADE

A palavra obesidade, significa: Doença crônica não transmissível caracterizada pelo excesso de gordura corporal (do latim obesus, ob – muito e edere – comer). E é exatamente sobre isto que este tópico irá abordar.
Obesidade, diretamente falando, é o ato de ingerir alimentos numa quantidade maior que o gasto energético correspondente.Isso vem sendo uma complicação para a população mundial, pois a sociedade não consegue “controlar suas bocas” para que, somente o necessário seja consumido.
Pesquisas apontam que a população mais obesa do mundo, está toda concentrada nos Estados Unidos, algo que não é uma novidade ao se ouvir, pois os costumes alimentares americanos, são baseados somente em Fast Food, bacon, ovos, carne,carboidratos, etc. Isso até parece mentira, mas não é! Americanos têm o costume de comer ovos com bacon em seu café da manhã, almoço e jantar – entre outras mil besteiras. Não é a toa que cerca de 31% dos estados unidenses são obesos.






1.1.1. COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS

As pessoas que obtiveram o diagnóstico de obesidade, têm maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta,diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.
Se um indíviduo foi diagnosticado como obeso, e o mesmo não tratar de seu problema, pode ocorrer de em um futuro próximo, esta pessoa se transformar em um Obeso Mórbido. A Obesidade Mórbida é considerada uma doença crônica, multifatorial, e é caracterizada pelo enorme excesso deacúmulo de gordura corporal.
A obesidade mórbida tem múltiplos aspectos envolvidos, que levam em conta a genética, fatores culturais e emocionais, e conforme o aumento do grau de obesidade, até chegar à morbidez, aumentam também os riscos de surgimento de comorbidades (doenças associadas). Entre elas, hipertensão arterial, diabetes, apneia do sono, dislipidemias (colesterol e/outriglicerídeos aumentados), doenças articulares, esteatose hepática, síndrome de ovários policísticos, problemas cardiovasculares e insuficiência venosa. Lembrando que se não tratada, a Obesidade Mórbida pode levar à morte.










1.1.2. TRATAMENTOS

Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de umestilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso como facilita sua manutenção. Já a utilização de medicamentos contribui de forma modesta e temporária para a redução de peso e nunca devem ser usados como única forma de tratamento. Boa parte das substâncias usadas atuam no cérebro e podem provocar reaçõesadversas graves, como: nervosismo, insônia, aumento da pressão sanguínea, batimentos cardíacos acelerados, boca seca, intestino preso. Um dos riscos mais preocupantes é o de se tornar dependente do medicamento, por isso, o tratamento deve ser acompanhado com rigor e restrito a alguns tipos de pacientes.
Em relação a obesidade mórbida, o paciente deve fazer diretamente uma cirurgia, pois como umobeso mórbido não consegue caminhar, como que o mesmo vai praticar atividade físicas? É devido a isto que a cirurgia é o único tratamento para um indivíduo com tal complicação. Portanto para não chegar a este ponto, atividade físicas e bons hábitos alimentares, são sempre bem vindos!


















1.2. BULIMIA

Bulimia é a ingestão excessiva de alimentos acompanhada pelaobsessão de controlar o peso e a adopção de medidas extremas para expulsar a comida.
A Bulimia ou Bulimia Nervosa afeta muito mais mulheres do que homens. O distúrbio é mais comum em mulheres adolescentes e em jovens adultas. A pessoa afetada geralmente está consciente de que seu padrão de alimentação é anormal e pode sentir medo ou ter sentimento de culpa associado aos episódios de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obesidade Anorexia E Bulimia
  • Obesidade, anorexia e bulimia
  • obesidade,anorexia e bulimia
  • anorexia e bulimia na adolescencia 1
  • Anorexia e bulimia
  • anorexia e bulimia
  • Anorexia e bulimia
  • Bulimia E Anorexia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!