1 NOMENCLATURA ORGÂNICA

Páginas: 7 (1700 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
1 NOMENCLATURA ORGÂNICA

Existem várias regras para nomear as substâncias em diferentes campos tecnológicos, e várias substâncias mais comuns são geralmente conhecidas por nomes tradicionais, consagrados pelo uso. Considerando a quantidade de substâncias que são sintetizadas a partir de conhecimentos da Química Orgânica, os químicos sentiram a necessidade de desenvolver regras sistemáticas querelacionassem o nome da substância com sua estrutura química.

1.1 Identificação da cadeia principal
Primeiro identifique a cadeia contínua que seja a mais longa e que contenha o grupo funcional e as possíveis insaturações. A cadeia principal nem sempre é representada linearmente.

1.1.1 Identificando as insaturações da molécula
Como a molécula possui uma ligação dupla (instauração), temosuma alceno e não um alcano. Por isso, a terminação ano será substituída pela terminação eno.

1.1.2 Identificando os grupos substituintes ligados à molécula
O nome da substância deve contemplar os grupos substituintes ligados à cadeia principal.

1.1.3 Numerando a cadeia principal
Numa molécula, tanto a ligação dupla como o grupo funcional podem apresentar-se em diferentes átomos,constituindo diferentes substâncias. Por isso, é fundamental informar em que átomos se encontram.
Para isso, devemos numerar a cadeia principal de forma que o grupo funcional fique num carbono com o menor número possível. Quando se trata de hidrocarbonetos insaturados a numeração é feita de forma que a instauração fique no carbono com o menor número possível.
1.1.4 Identificando ramificacões dacadeia
Os nomes desses substituintes devem ser indicados, em ordem alfabética, como “etil” e “metil” antes do nome da substância, apontando os carbonos aos quais estão ligados e suas possíveis repetições.

1.1.5 Cadeias Cíclicas
No caso das cadeias carbônicas fechadas as regras não são muito diferentes e deve-se fazer a numeração dos átomos de carbono de forma a deixar as ramificações ouinsaturações ou grupos funcionais, nesta ordem, em carbonos com os menores números possíveis. Além disso, para as cadeias cíclicas, utiliza-se o prefixo ciclo.


2 PRINCIPAIS FUNÇÕES ORGÂNICAS

Um conjunto de substâncias que apresentam semelhanças na fórmula estrutural e, por consequência, possuem propriedades químicas semelhantes. As principais Funções orgânicas são: álcoois, aldeídos, cetonas, ácidoscarboxílicos, fenóis, éteres, ésteres, aminas, amidas, haletos.

2.1 Álcoois
Os álcoois são constituídos por radicais de hidrocarbonetos ligados a uma ou mais hidroxilas. Entretanto, nunca podem ser consideradas bases de Arrhenius, pois, não liberam essa hidroxila em meio aquoso.

2.1.1 Aldeídos
Aldeídos, compostos carbonílicos, grupo carbonila. Principais aldeídos, Etanal, matéria-prima naindústria de pesticidas e medicamentos, metanal, formol, indústria de plásticos e resinas.

2.1.2 Cetonas
Cetona é todo composto que apresenta o grupo carbonila, C=O, posicionado entre carbonos. O nome dessa substância, de acordo com as regras sistemáticas da Iupac, para denominála emprega-se o sufixo ona.

2.1.3 Ácidos Carboxílicos
Compostos que apresentam o grupo funcional carboxila. Anomenclatura dessa classe funcional de compostos orgânicos é feita com a utilização do sufixo óico.

2.1.4 Fenóis
Fenóis, ácido fênico, grupo hidroxila, anel benzênico, principal característica dos fenóis, ação antibacteriana e fungicida, infecção pós-operatória, ação anti-séptica dos fenóis, fabricação de corantes, fabricação de resinas, fabricação de explosivos.

2.1.5 Éteres
Os éteres sãocompostos de fórmula geral R-OR´, onde os dois grupos hidrocarbônicos não são necessariamente os mesmo, (R e R´).

2.1.6 Ésteres
Ésteres, flavorizante de alimentos, aromatizantes, reação de esterificação, Antranilato de metila, Acetato de pentila, Etanoato de butila, Butanoato de etila, propanotriol, glicerina, Estearina.

2.2 Aminas
O fato de poderem ser encaradas como derivadas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nomenclatura organica
  • organica 1
  • Organica 1
  • organica 1
  • 1 Nomenclatura Naval
  • Química, Atividade de Funções Orgânicas e Nomenclatura(Respondida)
  • Química, Atividade de Funções Orgânicas e Nomenclatura(Respondida)
  • Organica experimental 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!