1 NOMENCLATURA ORGÂNICA

1700 palavras 7 páginas
1 NOMENCLATURA ORGÂNICA

Existem várias regras para nomear as substâncias em diferentes campos tecnológicos, e várias substâncias mais comuns são geralmente conhecidas por nomes tradicionais, consagrados pelo uso. Considerando a quantidade de substâncias que são sintetizadas a partir de conhecimentos da Química Orgânica, os químicos sentiram a necessidade de desenvolver regras sistemáticas que relacionassem o nome da substância com sua estrutura química.

1.1 Identificação da cadeia principal
Primeiro identifique a cadeia contínua que seja a mais longa e que contenha o grupo funcional e as possíveis insaturações. A cadeia principal nem sempre é representada linearmente.

1.1.1 Identificando as insaturações da molécula
Como a molécula possui uma ligação dupla (instauração), temos uma alceno e não um alcano. Por isso, a terminação ano será substituída pela terminação eno.

1.1.2 Identificando os grupos substituintes ligados à molécula
O nome da substância deve contemplar os grupos substituintes ligados à cadeia principal. 1.1.3 Numerando a cadeia principal
Numa molécula, tanto a ligação dupla como o grupo funcional podem apresentar-se em diferentes átomos, constituindo diferentes substâncias. Por isso, é fundamental informar em que átomos se encontram.
Para isso, devemos numerar a cadeia principal de forma que o grupo funcional fique num carbono com o menor número possível. Quando se trata de hidrocarbonetos insaturados a numeração é feita de forma que a instauração fique no carbono com o menor número possível.
1.1.4 Identificando ramificacões da cadeia
Os nomes desses substituintes devem ser indicados, em ordem alfabética, como “etil” e “metil” antes do nome da substância, apontando os carbonos aos quais estão ligados e suas possíveis repetições.

1.1.5 Cadeias Cíclicas
No caso das cadeias carbônicas fechadas as regras não são muito diferentes e deve-se fazer a numeração dos átomos de carbono de forma a deixar as ramificações ou

Relacionados

  • engenheira
    302346 palavras | 1210 páginas