1. Lazarte, rolando. max weber: ciência e valores

Páginas: 4 (990 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
1. LAZARTE, ROLANDO. MAX WEBER: CIÊNCIA E VALORES

O livro de Rolando Lazarte, Max Weber: Ciência e valores, fala basicamente do significado de sociologia e da crise que isso vem causando. Fala dodistanciamento que não pode acontecer entre o sujeito, homem e o estudo sociológico em nome do posicionamento profissional.
Parte dos textos dos cientista sociais contemporâneos esconde o homem,idealizando uma sociedade não humana.
Não esconder o sujeito da ação social, nem da atividade cientifica do sociólogo. Não trata de caminhar para uma sociologia de base psicológica, mas sim para umaatitude de envolvimento pessoal.
Não podemos aceitar como se “a ciência”, “a sociologia” pudesse gerar idéias, normas e valores para o homem e para a sociedade em todo o tempo.
A sociologia chegoua enunciar um código de valores universais, mas uma sociologia normativa não é uma sociologia para qualquer fim.
O conhecimento cientifico e social é uma das formas de representar significativamentea sociedade. Em seu interior coexistem perspectivas valorativas diversas alicerçando teorias mutuamente incomensuráveis.
A sociologia dominante quis esconder a subjetividade do investigador paratornar seu conhecimento mais “objetivo”. E quis também eliminar a subjetividade dos homens em sociedade mediante a utilização de vários artifícios.
A motivação principal deste foi, então, adesumanização implícita na forma habitual de se praticar sociologia.
Queremos recuperar o papel ativo do sujeito – você, eu, os seres humanos, os agentes sociais – no conhecimento sociológico, entendido comouma forma particular de ação social.
Em momentos como o atual, em que, retomando uma preocupação clássica, muitos sociólogos questionam o sentido de fazer sociologia convém retornar a Weber parareencontrar as referencias.

Um Weber Domesticado
Aprisionado sob rotulações que reduzem a esquemas demasiado seguros, demasiado fechados na tentativa de dizer a palavra final sobre um dos mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Max Weber: Ciência e valores- resumo
  • Max Weber
  • Max weber- ciencia e politica
  • Ciencia em max weber
  • max weber
  • Max Weber 1 Alunos
  • Resenha Max Weber Ciencia como Vocação
  • Resenha Ciência e Política Max Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!