1 ITRODUÃ Ã O TIG IIvdxd

558 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

Sabe-se que a pedagogia é um espaço de atuação que lida com o processo de construção do conhecimento no qual cabe exclusivamente ao professor mediar à educação. Nos ambientes hospitalares os pedagogos tem como função acompanhar e intervir no processo de aprendizagem das crianças enfermas, fornecendo auxilio ao aluno-paciente no entendimento,e no processo da elaboração da doença e da morte, esclarecendo os procedimentos médicos e ajudar na adaptação hospitalar.

É por meio da escola que o educando terá contado com varias habilidades necessária a sua participação na sociedade, sendo fundamental na formação da cidadania. Cabe ao pedagogo, garantir o vinculo com a escola e/ ou favorecer seu retorno ao grupo escolarcorrespondente. Considerando que as diversas patologias e seus tratamentos intensos geram alterações nas atividades rotineiras da criança.

Sobe a perspectiva da educação, foram estabelecidos, ainda alguns objetivos específicos, para averiguar, em profundidade o trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar: Conhecer a especificidade deste campo de atuação;
Verificar as contribuições e o desenvolvimento lúdico; Analisar seus saberes necessários, para suas atuações; Entender a participação do pedagogo na transição escola para o hospital, hospital para a escola.

A educação hoje é importante em vários espaços, inclusive no hospitalar.
O objetivo desse trabalho é verificar o papel do pedagogo no ambiente hospitalar, descobrir a sua importância, analisar sua atuação e compreender as suas contribuições dentro do ambiente hospitalar.

HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

No início do século XX alguns movimentos, provocavam mudanças na educação, entre eles esta o movimento dos Pioneiros da Escola Nova, que lutavam pela educação e pela implantação de universidades no Brasil. O movimento escola novista rompeu com o período anterior, impulsionando assim a profissionalização dos professores. Surgindo assim o curso de pedagogia em 1939 pelo Decreto-lei

Relacionados