1 INTRODU O TALITA E ANNE

372 palavras 2 páginas
1 INTRODUÇÃO

O óxido nitroso, descoberto junto com o oxigênio pelo cientista inglês JOSEPH PRIESTLEY (1771), não tendo imaginado, no entanto, a importância que esses dois gases teriam na medicina futuramente. Desde então a medicina e as demais áreas afins mudariam completamente.
As experiências como óxido nitroso começaram em 1795, quando HUMPHRY DAVY, um cientista inglês, assistente de cirurgia, relatou em estudos publicados que inalou o gás para avaliar a dor de dente A partir de uma tentativa de usar o N2O para diminuir a dor de dente que estava sentindo, começou a acreditar no potencial analgésico do gás.
As maiores preocupações atuais sobre a segurança do uso do oxido nitroso são: abuso do oxido nitroso por profissionais de saúde, alucinação sexual da paciente sedada e potencial risco ocupacional e ambiental da exposição a traços do gás.
No controle da dor e da ansiedade, que normalmente se manifestam na presença do Cirurgião-Dentista, o uso do óxido nitroso e oxigênio é uma das técnicas mais efetivas que favorecem tanto ao paciente, quanto ao profissional durante o ato operatório. A analgesia produzida pelo seu uso se situa no estágio da anestesia e no primeiro plano da analgesia, sem comprometer os reflexos vitais do paciente, permitindo inclusive a comunicação e a sua colaboração, quando solicitada, com a vantagem de se obter uma recuperação rápida e sem efeitos colaterais.
Contudo, o uso da técnica do óxido nitroso e oxigênio, embora constitua uma das mais seguras técnicas de sedação consciente, é pouco conhecida, restringindo-se a um diminuto uso em hospitais e em alguns consultórios dentários.
A Sedação Consciente através do emprego de óxido nitroso associado a oxigênio é uma técnica que leva a um estado mínimo de depressão de consciência que melhora a cooperação do paciente, diminuindo sua ansiedade sem que efeitos colaterais importantes sejam notados. A importância da segurança da técnica de sedação

Relacionados