1. Introdução a sociabilidade e o convìvio social dos cadeirantes nos bares da área de lazer da orla da pajuçara em maceió

650 palavras 3 páginas
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem expor uma temática acerca da sociabilidade e o convívio social dos cadeirantes nos bares da área de lazer da orla marítima da Pajuçara na cidade de Maceió, onde diversas são as opções e nichos de atuações.
As tais dificuldades enfrentadas constantemente nos lugares de acessos restritos as pessoas com deficiência nos motivou a conhecer os benefícios que a acessibilidade vem a proporcionar a estas pessoas com deficiências em uma sociedade. A noção e as práticas baseadas na igualdade fundamentam as regras de sociabilidade e o princípio de civilidade nas relações societárias. “O direito à igualdade supõe que as demandas e necessidades (individuais ou de um grupo social) têm legitimidade e igual lugar no cenário social. Daí o vínculo do direito à igualdade com os movimentos por sociedades inclusivas” (Kauchakje, 2003, p.69).
Almejando-se melhorar a cidadania dos cadeirantes, busca-se uma maior convivência social, percebida nas últimas décadas, que deixou de esconder a deficiência como se ela fosse uma vergonha familiar e social, passando a considerá-la como uma situação normal que não tem razão para se ocultar (Aguirre et al., 2003).
Para Cantarelli (1998, p.4), cadeirantes são “as pessoas que apresentam grande perda ou perda total do movimento dos membros inferiores, necessitando, portanto, de equipamentos específicos para a sua locomoção”.
A inclusão dessas pessoas com deficiência é preocupante, pois são pessoas de direito e não podem permanecer ofuscadas da sociedade.
A cada ano os bares e restaurantes tornam-se cada vez mais sofisticados, com a adoção de alguns métodos passa confiança e traz agilidade aos serviços. A atitude de alguns empreendedores, como a motivação aos funcionários e a boa relação mantida entre estes, também traz melhorias ao estabelecimento, assim como a apresentação de uma boa infra-estrutura para o bom atendimento, além de acessibilidade aos preços, e qualidade do produto apresentado ao cliente,

Relacionados

  • aaaa
    70625 palavras | 283 páginas