1 INSTRUÇÕES E LINGUAGEM DE MAQUINA

Páginas: 7 (1517 palavras) Publicado: 5 de março de 2014


SUMÁRIO









1 Introdução - Instruções e linguagem de maquina

Para conduzir o hardware do computador, é indispensável que falemos sua língua.
As palavras da linguagem de máquina são chamadas de instruções; essa linguagem forma o conjunto de instruções sendo que computadores com arquiteturas diferentes implementem conjuntos de instruções distintas.
As linguagens demaquina são bem parecidas, geralmente aprendendo uma fica mais fácil aprender a outra, isso ocorre porque elas são baseadas nos mesmo princípios (Arquitetura de Von Neumann). Como pode ser visto na figura 1 logo abaixo.


Figura 1 : Arquitetura de von Newmann

Um Programa de Computador é, basicamente, uma sequência de comandos ou instruções representando um algoritmo a ser executado pela máquina.Normalmente os programadores usam Linguagens de Programação de Alto Nível como, por exemplo, Pascal e C estas linguagens correspondem a um nível de abstração elevado.
As linguagens dos processadores como o x86 ou o MIPS correspondem a um nível de abstração baixo, e são denominadas de Linguagens de Baixo Nível exemplo LBN.

1.1 Princípios de Projeto de Computadores
A evolução da informáticafoi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com características diversas, explicadas pelos diferentes parâmetros, cada vez mais conhecidos da maioria de usuários de computador: a CPU, a capacidade de memória, a capacidade do disco rígido, a existência de memória cache entre outros. A definição destes parâmetros e a forma como os diversos componentes de um computador são organizados,define aquilo que é conhecido por arquitetura de computador e vai determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação para a qual o computador vai ser utilizado. Como podemos observar na figura 2.
Principio básico do computador é atender as solicitações de serviços dos usuários para terem seus problemas resolvidos.


Figura 2: Elementos básicos do computador


1.2Princípios de Linguagens de Alto Nível

A linguagem de o alto nível tem a capacidade de compreender instruções escritas em “dialetos” próximos do inglês. Isto é, uma linguagem de alto nível contém termos próximos da nossa linguagem cotidiana, sendo mais simples de ser compreendida. Para tanto, linguagens de auto nível necessitam de compiladores e interpretadores para gerar instruções compreensíveispelo computador. Os Interpretadores fazem a análise de cada instrução do programa fonte, uma por uma, executando-as uma após a outra. Já os compiladores fazem a tradução de todas as instruções do programa fonte para outra linguagem. Por exemplo, da linguagem C para código de máquina.

Uma linguagem com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo àlinguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível.
Por se tratar de uma classificação subjetiva, isto é, sem limites bem definidos, nãoé possível afirmar que "determinada linguagem pode ser mais humana que outra". Apesar disso, por questão de praticabilidade e objetividade, a classificação geralmente se limita em "linguagem de alto nível" e "linguagem de baixo nível".


1.3 Instruções Lógicas e Aritméticas, de Desvio e de Transferência de Dados.

O microprocessador subdivide-se em várias unidades, trabalhando em altasfrequências. A ULA(Unidade Lógica Aritmética), unidade responsável pelos cálculos aritméticos e lógicos e os registradores são parte integrante do microprocessador.
Embora seja a essência do computador, o microprocessador diferente do micro controlador, está longe de ser um computador completo. Para que possa interagir com o utilizador precisa de: memória, dispositivos de entrada/saída, um clock,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instruções de máquina
  • Linguagem de Maquinas
  • Linguagem de maquina
  • linguagem de maquina
  • A Linguagem das Maquinas
  • instruções atividade 1
  • Linguagem de máquina: arquivo elf
  • Relatório 1 de máquinas elétricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!