1 IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO PRODUTIVO DAS LAVOURAS CAFEEIRAS NO MUNICÍPIO DE MARTINS SOARES-MG

Páginas: 32 (7979 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 1. INTRODUÇÃO
A agricultura brasileira vem sofrendo nas ultimas décadas um processo de modernização, com produtos e equipamentos que aumentam a produtividade e diminuem a mão de obra. Por um lado está o aumento da produtividade através de adubos e agrotóxicos, por outro estão as máquinas que surgiram como uma aliada do produtor auxiliando no trabalho diário nas lavouras e principalmente nacolheita.
A mecanização do processo produtivo facilitou muito a vida dos produtores rurais, pois, reduziu a mão de obra e também o tempo na realização das tarefas. Com isso ficou evidenciado a redução de custos na produção, visto que os maquinários substituem o serviço braçal, fazendo com que a colheita, secagem e beneficiamento do produto sejam feita com maior rapidez, resultando na redução da mãode obra.
É exatamente o que acontece hoje nas lavouras de café, a mão de obra é muito cara, com isso a mecanização tornou-se uma tendência, os grandes produtores de café investem pesado em maquinários de última geração que substituem o trabalho manual, onde antes gastavam dezenas de pessoas para colherem o café, hoje apenas uma máquina com um funcionário para manuseá-la faz o serviço, a tendênciaé que cada vez mais a tecnologia substitua o serviço braçal.
Essa mecanização trás inúmeros benefícios para os produtores, pois através dela é possível oferecer um produto de qualidade. O café passa por processos que evitam que ele perca a qualidade, diferente do que acontecia antes da implantação de tecnologia no campo, o produtor tinha um custo elevado, perdia qualidade dos grãos e com umíndice elevado de mão de obra.
Apesar dos inúmeros benefícios trazidos pela tecnologia a cafeicultura nas pequenas e médias propriedades rurais ainda enfrenta alguns obstáculos, tais como a falta de treinamento e capacitação dos trabalhadores no manejo dos maquinários. Isso causa danos nas lavouras de café, acidentes de trabalho e também multa por parte dos órgãos fiscalizadores. Fatos que poderiamser evitados através de parcerias com órgãos que instruíssem e oferecessem treinamento e capacitação adequada a cada tipo de maquinário.
O uso inadequado de um maquinário pode trazer sérios problemas para os proprietários danificando a árvore do café, assim ela vai deixar de produzir e ainda gerar um investimento na sua recuperação. Além disso, a falta de capacitação pode levar o trabalhador asofrer acidentes de trabalho que podem causar sérios danos a saúde do mesmo e ainda a falta de treinamento e capacitação pode gerar multas para os proprietários e apreensão das máquinas trazendo um prejuízo dobrado.

1.1. PROBLEMA
O Brasil possui grandes áreas de terras férteis com clima muito propicio para o agronegócio e também água em abundância, fatores que impulsionam a agricultura no país.De acordo com dados do Governo Federal o agronegócio é responsável por mais de 22% do produto interno bruto (PIB) brasileiro. Além disso, o setor vem contando com investimentos do governo que oferece credito a juros acessíveis, fazendo com que os produtores invistam em novas tecnologias que diminuem a mão de obra juntamente com os custos.
Segundo Oliveira (2003, p. 153), ‘’as pequenaspropriedades são as que mais geram emprego. No campo brasileiro existem 17,9 milhões de trabalhadores empregados ou pessoal ocupado, sendo que as pequenas unidades empregam 87,3%, as médias 10,2% e os latifúndios apenas 2,5%’’. Na cidade de Martins Soares MG não é diferente, a grande maioria da população depende do manejo ou cultivo do café para a subsistência, sendo que as grandes maiorias das propriedadesrurais que produzem café são de pequeno porte.
Nos últimos anos com as facilidades que o governo vem proporcionando aos produtores rurais e devido a falta de mão de obra, possibilitou aos mesmos a capacidade de investimento em tecnologias, tais como, roçadeiras, colheitadeiras, secadores modernos, defensivos e adubos que aumentam a produção, dentre outros. Isso facilitou a vida dos produtores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impacto da qulidade nos processos produtivo
  • Tecnologia no processo produtivo
  • Tecnologia em evolução dos processos produtivos
  • 1 PROCESSO PRODUTIVO
  • Impacto das tecnologias para o processo logístico
  • A utilização das novas tecnologias no processo de aprendizagem
  • Utilização da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem
  • Propriedades na lavoura cafeeira de Resende

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!