1- Impacto da carga tributária sobre produtos importados

Páginas: 2 (495 palavras) Publicado: 29 de abril de 2011
Projeto de Pesquisa

1- Impacto da carga tributária sobre produtos importados
No Brasil, os impostos de importação (e outros impostos) sobre os produtos oriundos do exterior, deixam quase inviáveladquirir um produto importado. Muitas vezes o preço do item chega com um acréscimo de 120% sobre seu valor original, dependendo do seu segmento.
A idéia é por em pratica certo protecionismo, poisassim geraria empregos, renda, maior poder aquisitivo, que teria que haver um aumento na produção devido a alta demanda, o que geraria mais empregos, etc. Então nós nos questionamos a respeito doseguinte; por que no México um carro, por exemplo, custa aproximadamente R$17.000,00 e no Brasil custa R$30.000,00? Será que adianta proteger as industrias daqui, que dariam a seus empregados maior poderaquisitivo, sendo que eles estão trabalhando praticamente apenas para pagar impostos?
Vendo sob uma ótica utópica, será que não é hora de baixar a carga tributária, o que deixaria os brasileiros menospobres, e mais consumistas e que faria girar mais facilmente o ciclo que foi citado a pouco?
No mercado automobilístico não é diferente, baixando os impostos, as pessoas comprariam mais carros(nacionais e importados), gastariam mais combustível, equipamentos, pagariam mais pedágios, etc., sem falar no mais importante dos impostos, o IPVA. O governo cedendo de um lado pode ganhar em outros. Aquantidade de bens e serviços prestados aumentaria e muito, deixando a economia aquecida.
Talvez, uma abertura de mercado não irá prejudicar empresas com fábricas no Brasil, e sim acirrará umacompetição sadia em que o cliente é favorecido, pagando menos por um produto de melhor qualidade. As fábricas no Brasil não sairiam em desvantagem, pois vendendo um produto mais barato, venderiam uma quantidademaior de veículos.
Com uma das mais altas cargas tributárias do mundo, o Brasil é um país onde se ganha pouco e se paga muito! Se tudo que pagamos em impostos fosse revertido para o bem estar da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMO CALCULAR A CARGA TRIBUTARIA DO SEU PRODUTO
  • Discussão sobre a carga tributária
  • Carga Tributaria sobre o salário minimo
  • O IMPACTO NEGATIVO DA CARGA TRIBUTÁRIA NO DESENVOLVIMENTO DAS EMOPRESAS
  • Com a mudança em seu ramo de atividade qual o impacto da carga tributária em uma empresa?
  • produtos importados
  • GUERRA FISCAL DOS PORTOS: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA UNIFICAÇÃO DO ICMS INTERESTADUAL EM 4% PARA PRODUTOS...
  • carga tributaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!