1 História e evolução da stew leonard’s

Páginas: 11 (2604 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2011
INTRODUÇÃO
A proposta desse estudo de caso é analisar quais reais ações podem ser adotadas pelas empresas que buscam diferenciar seus serviços oferecidos aos clientes, e torná-los um aliado para enfrentar a competitividade e consequentemente obter a elevação do retorno investido em forma de lucro.
Esse tem sido o foco principal das empresas que desejam sucesso. Compreender e atender asnecessidades ilimitadas dos clientes tem se tornado um grande desafio para as organizações, que não medem esforços para satisfazer o alto grau de exigência dos consumidores.
Desenvolver vantagens competitivas para vencer a concorrência requer, sobretudo estar atento a detalhes que muitas vezes passam despercebidos ou ignorados por alguns e desenvolvidos e explorados por outros com visão mais apurada.Esta ferramenta vem sendo explorada extraordinariamente pela Stew Leonard’s, através do empenho de seu proprietário senhor Charles Leo Leonard, que começou sua brilhante trajetória em 1921 como um produtor de leite do estado de Connecticut conseguiu transformar uma pequeno negócio de fundo de quintal na maior potência do ramo varejista da atualidade.
As diferentes estratégias adotadas pelaempresa Stew Leonard’s serão expostas neste trabalho a fim de demonstrar como pequenas ações podem fazer a diferença no cenário competitivo que nos encontramos, possibilitando inclusive, transformar clientes potenciais em clientes fiéis e verdadeiramente encantados pela excelência do atendimento e qualidade dos produtos.


1 HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA STEW LEONARD’S
A origem da empresa começou comCharles Leo Leonard, um produtor de leite do estado de Connecticut, em 1921 quando este abriu um pequeno comércio de laticínios, batizado de Clover Farms Dairy (laticínios das fazendas Clover), nos fundos de sua propriedade na cidade de Norwalk. Desde o início se tornou uma referência para seus concorrentes. Acordava de madrugada para pegar leite nas fazendas produtoras, depois engarrafava eencarregava-se de entregar diariamente o leite a toda vizinhança em carroças e posteriormente em caminhões decorados com enormes vacas que mugiam anunciando a chegada do produto para a alegria das crianças. Leonard vivia um relacionamento muito próximo de fornecedor–cliente: ele tinha a chave da porta de várias casas para entrar e colocar o leite na geladeira. No final dos anos 60 uma rodoviadesapropriou o terreno onde se encontrava a loja, e Stew Leonard, filho do fundador, decidiu reposicionar o negócio preservando suas características principais e agregando nostalgia e emoção.
Em 30 de dezembro de 1969 surgia o STEW LEONARD’S, um mini supermercado de produtos frescos, onde as crianças podiam ver o leite sendo tirado direto da vaca. Inicialmente a loja contava apenas sete funcionários eoito itens como leite, creme, manteiga, ovos, pão, suco de laranja e suco de frutas. O sucesso foi imediato que logo ele teve que contratar um segurança para só deixar entrar uma pessoa quando saía outra, de tão cheia que ficava a loja. Somente na primeira semana de funcionamento a nova loja teve um fluxo de 700 clientes. No final do primeiro ano eram 10 mil por semana. Com o passar do tempo onegócio, chamado STEW LEONARD’S DAIRY STORE, cresceu e a linha de produtos foi aumentada gradativamente, contando com peixes, bolos, hortifrutigranjeiros e muitas variedades de queijos. Em 1978 já eram mais de 400 itens disponíveis em sua loja e uma equipe de 232 pessoas para servir e atender aos clientes. No ano seguinte o supermercado começou também a comercializar carnes vindas do estado do Colorado.O setor de produtos de padaria foi inaugurado em 1981 vendendo croissants fresquinhos e deliciosos biscoitos feitos na hora. A expansão de sua linha de produtos continuou, e, em 1983, produtos para churrasco, saladas e peixes já estavam disponíveis em suas gôndolas.
Atualmente a rede, que adota o posicionamento “Farm Fresh Foods” (comida fresca direta da fazenda), conta com apenas 4 lojas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A disney do varejo
  • 1 EVOLUCAO DA HISTORIA DOS COMPUTADORES
  • 1 BREVE EVOLUÇÃO DA HISTÓRIA COMO DISCIPLINA.docx
  • a evolução da historia
  • Evoluçao da historia
  • EVOLUÇÃO DA HISTÓRIA
  • História e Evolução
  • História e evolução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!