1 Gelifica o e flocula o

1838 palavras 8 páginas
1 Gelificação e floculação
A solução coloidal é um sistema termodinamicamente instável com grande energia livre, mas cineticamente estável pois a evolução no sentido da agregação das partículas é bloqueada pela grande afinidade das partículas para o líquido e também pela repulsão eletrostática destas. As soluções coloidais hidrofílicas são formadas por micelas que permanecem separadas devido às cargas elétricas existentes na sua superfície e na solução que as rodeia. Estas cargas criam forças repulsivas que evitam a coagulação das micelas. Estas micelas são obtidas através de reações químicas de polimerização ou de policondensação. Por exemplo, o sol de sílica pode ser obtido de silicato de sódio e de um ácido mineral por policondensação do intermediário ácido silícico.
O gel resulta da reticulação de micelas, formando-se redes sólidas tridimensionais cujo solvente está encapsulado no sólido. (Figura X, etapa H)
Figura X
A gelificação é um processo cineticamente lento, conduzindo a uma precipitado chamado hidrogel, em que cada partícula está ligada a duas ou três partículas no máximo. O ponto em que se dá a formação do gel chama-se ponto de gelificação, e depende da concentração de micelas, temperatura, força iônica da solução, e principalmente do pH. No caso de sóis de sílica, Este tempo de gelificação, dependendo do ph, pode variar de alguns minutos, a 100 horas. A densidade do gel aumenta com a concentração do sal precursor na solução e com a velocidade de gelificação. Podem obter-se cogéis por gelificação de sóis que contenham duas ou mais espécies (SiO2/Al2O3, SiO2/Cr2O3).
A preparação de catalisadores mássicos e suportes, pelo processo sol-gel tem tido grande desenvolvimento nos últimos anos, sobretudo na obtenção de materiais altamente divididos (nano-catalisadores). É uma técnica muito versátil que permite um controle da textura, composição e homogeneidade e propriedades estruturais dos sólidos.
Este método, em contraste com a precipitação, é um processo

Relacionados