1 expeiimento - hidráulica

950 palavras 4 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

HIDRÁULICA
ENG 1120

1º Experimento - Determinação dos coeficientes de descarga, contração e velocidade do orifício de fundo.

GOIÂNIA
2013

ANDRESSA DE ANDRADE TASSI
CIBELE ARAUJO E SILVA
KAMILA SOARES ISAAC
KAROLL BARDHOTT ALMEIDA DE FARIA
RENATA KERLLEN NEVES DE SOUZA FARIA

DETERMINAÇÃO DOS COEFICIENTES DE DESCAGA, CONTRAÇÃO E VELOCIDADE NO ORIFIO DE FUNDO.

Relatório acadêmico apresentado a disciplina de Laboratório de Hiddráulica, do Curso de Engenharia Civil, ministrada pelo professor Lauro Bernardino Coelho Júnior, na Turma A02/2.

GOIÂNIA
2013
Introdução

É denominada de Orifício a abertura (na parede lateral ou no fundo) de um recipiente, que possibilita o escoamento do líquido armazenado em seu interior. A presente experiência objetiva a determinação dos coeficientes de descarga, contração e velocidade, respectivamente cd, cc e cv, para orifícios de fundo.
O principal objetivo deste experimento é verificar o valor teórico e pratico do coeficiente de descarga em relação ao fluxo.
Para posições particulares dos orifícios, a contração da veia pode ser afetada, modificada, ou mesmo suprimida alterando-se a vazão. Para que a contração seja completa, produzindo-se em todo o contorno a veia, é preciso que o orifício esteja localizado a uma distância do fundo ou das paredes laterais, pelo menos igual a duas vezes a sua menor dimensão.

No caso do experimento, utilizado um orifício aberto junto ao fundo e paredes laterais é indispensável uma correção, pois se trata de uma contração incompleta, onde ocorre a contração apenas em cima. Nessas condições, aplica-se um coeficiente de descarga corrigido cd’.

1- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1.1 Material para experiência:

Relacionados