1 EVOLUCAO DA HISTORIA DOS COMPUTADORES

1792 palavras 8 páginas
Evolução histórica dos computadores
Descrever a organização funcional de um computador. Identificar as principais formas de utilização e aplicação de computadores.
Nesta primeira aula, abordaremos os conceitos fundamentais de Arquitetura de Computadores. Apresentaremos a técnica de máquinas multiníveis e a evolução dos computadores, desde a válvula até os circuitos integrados de larga escala, tudo isso dentro do padrão proposto por Von Newmann.

Introdução

Desde a Antiguidade, pode­se observar a necessidade do homem em computar (calcular). Inicialmente ele utilizava seus próprios dedos como forma de contagem, daí a base de nosso sistema de numeração ser decimal. Com o passar dos tempos, os dez dedos não eram mais suficientes, então ele passou a

utilizar pedrinhas: "O pastor guardava em um saco uma pedrinha para cada ovelha de seu rebanho, depois associava cada pedrinha a uma ovelha". As evoluções não pararam e o homem aperfeiçoou suas técnicas criando instrumentos de apoio à contagem e computo. Cada vez mais, os números foram crescendo, a necessidade de precisão e a dificuldade em solucionar cálculos mais e mais complexos levou o homem a criar mecanismos com o intuito de simplificar uma tarefa tão árdua. Daí surgiu ferramentas como: ábaco, régua de cálculo, máquina de calcular e o computador.

Computador

O computador é uma máquina capaz de receber, armazenar, tratar e produzir informações de forma automática, com grande rapidez e precisão. A evolução dos sistemas de computação teve seu início no século XVI, mas estes somente mostraram­se úteis no século XX, e sua vulgarização se deu graças à recente evolução na microeletrônica.

Atualmente, as famílias de computadores podem ser classificadas em cinco grupos distintos: os computadores pessoais (PCs), os minicomputadores, os supermini, os computadores de grande porte (mainframes) e os supercomputadores. A tabela a seguir dá um exemplo das máquinas comerciais que se enquadram nesses

Relacionados