1 Descrição geral dos sistemas

Páginas: 8 (1987 palavras) Publicado: 28 de março de 2013
1 DESCRIÇÃO GERAL DOS SISTEMAS

1.1 Conceitos e definições (NBR 8.160/1999, NBR 13.969/1997 e NBR 7.229/1993)

Tanque séptico: Unidade prismática retangular de fluxo horizontal, para tratamento de esgotos por processos de sedimentação, flotação e digestão. Os tanques sépticos, por sua vez, possuem câmaras fechadas com a finalidade de deter os despejos sanitários, por um período estabelecido,de modo a permitir a decantação dos sólidos e retenção do material graxo contido nos esgotos, transformando-os bioquimicamente, em substâncias e compostos mais simples e mais estáveis.

Requisitos do tanque séptico: A unidade de tanque séptico aplica-se primordialmente ao tratamento de esgoto com características domésticas e ao esgoto sanitário, de modo a reter previamente os sólidossedimentáveis, para preservar a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, garantir estanqueidade, respeitar distâncias mínimas com construções, limites de terrenos, sumidouros, valas de infiltração, ramal predial de água, poços freáticos, e corpos hídricos, atender satisfatoriamente a vazão afluente, permitir manutenção fácil, econômica e segura, e de forma que seu volume correspondente atenda operíodo de detenção do efluente e a acumulação do lodo digerido.
Sumidouro ou poço absorvente: Poço seco escavado no chão e não impermeabilizado, que orienta a infiltração de água residuária no solo. Poço sem laje de fundo que permite a penetração do efluente da fossa séptica no solo. O diâmetro e a profundidade dos sumidouros dependem das quantidades de efluentes e do tipo de solo. Mas não devem termenos que 1m de diâmetro e mais que 3m de profundidade, podem ser feitos com blocos de concreto ou com anéis pré-moldados de concreto.
Requisitos para o sumidouro: deve ser destinado à depuração e disposição final do esgoto na subsuperfície do solo, contendo meios de filtração no seu interior. Seu funcionamento se baseia na aplicação de efluentes em um leito filtrante, onde ocorrem, naturalmente,processos físicos, químicos e biológicos, os quais realizam a depuração dos esgotos, e que, também, requer prévia sedimentação e remoção de sólidos, antes de adentrar as células de infiltração.
Em áreas não servidas por rede pública de abastecimento de água e de coleta de esgotos deverão ser observados os seguintes requisitos de ordem técnica: manutenção da distância mínima igual a 30 m entre opoço individual de abastecimento de água e o local de infiltração dos efluentes no terreno (sumidouro ou valas de infiltração); encaminhamento de esgoto à fossa séptica e, posteriormente infiltração do efluente no terreno; o sistema de infiltração dependerá das condições do terreno, do solo e da profundidade do lençol freático, obedecendo-se os parâmetros e recomendações da NB-41 da ABNT.


2PRINCÍPIOS DOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS

2.1 Níveis de tratamento

Primário - tanque séptico.

*Mecanismos de remoção: Predomínio de fenômenos físicos, através da ação da força peso (P = m.g), onde P = força peso (N), m = massa do corpo ou sólido (Kg) e g = aceleração da gravidade terrestre (m/s2).

*Objetivos: Remoção de sólidos sedimentáveis e parte da matéria orgânicasolúvel no meio, principalmente, em termos de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO).

*Métodos de tratamento: Operações físicas unitárias.

Secundário - sumidouro.

*Mecanismos de remoção: Predomínio de fenômenos biológicos, através da ação de microorganismos decompositores de matéria orgânica (bactérias anaeróbias e facultativas).

*Objetivos: Remoção de sólidos sedimentáveis, grandeparte da matéria orgânica solúvel no meio, e eventualmente nutrientes (nitrogênio e fósforo), principalmente, em termos de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), nitrogênio total e fósforo total.

*Métodos de tratamento: Processos biológicos unitários.

3 MEMORIAL DESCRITIVO

3.1 Critérios Estabelecidos

Tanque séptico: valores de acordo com a NBR 7.229/1993.

Número de contribuintes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etapa 1
  • AULA 1
  • Aula 1 Teoria Geral dos Sistemas
  • TRABALHO TEORIA GERAL DE SISTEMA 1 SEMESTRE ANHGUERA
  • Teoria geral de sistemas
  • Descrição geral de uma usina termelétrica
  • Descrição geral da empresa
  • Clp descrição geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!