1 Conhe A Suas Competencias

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 7 de abril de 2015

Tema: Líderes transformados para fazer a diferença
Estudo 1: Conheça suas competências
Pr. Ricardo Costa1

No contexto cristão, ouvimos falar muito sobre dons espirituais: que precisamos conhecê-los, desenvolvê-los, e servir a partir deles. Sem dúvida alguma essa é uma lição que a Bíblia nos apresenta, mas assim como é de suma importância que conheçamos nossos dons espirituais, também o é queconheçamos nossas competências.
Competência tem a ver com as aptidões, os recursos e talentos que temos naturalmente ou são desenvolvidos através de empenho e que se adequam à nossa personalidade, fazendo com que nossa atuação seja mais assertiva e eficaz. Enquanto o dom espiritual é um presente que recebemos de Deus através do Espírito Santo, e se o recebemos devemos usá-los, as competências sãocapacidades que podemos apreender e desenvolver mediante a disciplina de identificar nossas aptidões e trabalhar para melhorá-las.
A maneira de atingirmos o máximo de nosso potencial é unir nossos dons às nossas competências e nos manter focados e dedicados às atividades que são efetivamente respondidas por eles.

1. Foco
Uma das grandes dificuldades que temos como líderes está em nos mantermosfocados em nosso chamado e tarefa. O apóstolo Paulo era absolutamente sincronizado em seu chamado e missão. Ele declara em Atos 26.19, quanto ao seu chamado: Assim, rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial. E em Efésios 6:19-20, solicita oração em prol do cumprimento de sua tarefa:
Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torneconhecido o ministério do evangelho, pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer.
Como líderes, somos tentados a assumir tudo quanto é atividade que vemos diante de nós. Algumas vezes isso acontece por falta de pessoas em nossa equipe, outras porque a igreja ou equipe acha que somos servos, então temos que fazer tudo eparticipar de tudo, mas, na maioria das vezes, isto ocorre como fruto de uma necessidade de controle ou de reconhecimento que carregamos em nós.


Como parte de uma dinâmica adequada para a liderança que promove o avanço do Reino de Deus é importante que tenhamos consciência de quais são as nossas competências. Eis algumas perguntas que precisamos fazer que nos auxiliarão a manter nosso foco:
a) Oque eu faço melhor?
b) Para o que Deus me chamou?
c) Quais são as tarefas que só eu posso realizar na posição que ocupo, e ninguém mais?
d) Quem poderia realizar melhor que eu algumas das tarefas que eu faço?

Lembre-se: quanto menos você faz, mais você realiza. Quanto menos você faz, mais você capacita pessoas a realizar. Se queremos viver uma dinâmica de liderança que expresse o Reino de Deus,então precisamos aprender a manter o nosso foco naquilo para o qual Deus nos chamou a fazer.
Como líderes, uma das principais tarefas que temos é a mentoria e a formação de novos líderes. O apóstolo Paulo disse a Timóteo: “E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fieis que sejam também capazes de ensinar a outros” (2 Tm 2:2).
Na MPC (Mocidade paraCristo), organização cristã que atua na área de evangelismo e discipulado entre a juventude, e da qual sou o atual diretor nacional de treinamento, temos com base nesse texto acima um projeto de formação de novos líderes que denominamos “Jovens líderes”, onde cada líder local e cada líder de ministério são responsáveis por treinar seus respectivos sucessores.
Seria muito proveitoso para a saúde de todaa igreja local se os seus líderes incorporassem essa tarefa de capacitar uma nova geração de líderes e dessem espaço para que os mesmos atuassem, sob a supervisão de líderes mais antigos.

2. Delegação
Para que fiquemos focados em nosso chamado e tarefa é necessário aprender a competência da delegação. Mais uma vez somos profundamente influenciados, por um lado pela cultura presente em nossas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Competencia 1
  • Competencias Organizacionais E Individuais 1
  • Gestao por Competencias 1
  • aula 1 competencias gerencias
  • atps de competencia 1
  • COMPETENCIAS PROFISSIONAIS 1
  • competencias profissionais etapa 1
  • Competencias Básicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!