1. Causas mais comuns da inexatidão do testemunho

Páginas: 9 (2056 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
1. Causas Mais Comuns da Inexatidão do Testemunho

Em primeiro lugar, cabe rememorar que o hábito foi tido como uma das primeiras causas no presente trabalho abordadas que denotaram influenciar diretamente na percepção do indivíduo acerca da sua realidade. Em virtude desses elementos costumeiros desvelou-se como mais comumente tem-se a percepção das coisas como se queria que o fosse, emcontraposição de como elas realmente se apresentam. Essa é uma das causas mais elementares de inexatidão do testemunho, precipuamente por conta da atribuição de definição dos fatos de modo diverso do real, operada pelo próprio sujeito declarante.

O hábito indubitavelmente é o mais importante fator capaz de influenciar a percepção, isso porque ele talvez seja o mais comum a exercer influência sobre oselementos que constituem a apreensão perceptiva. Por mais que se queira, não há como se furtar à experiência de que os automatismos mentais são preponderantes na percepção da realidade.

Em virtude do hábito, é comum que os indivíduos sejam levados a completar de tal modo as percepções da realidade exterior, que basta que se encontrem presentes alguns de seus elementos para que o seu juízo derealidade se dê por satisfeito e aceite a presença do todo.

Em segundo lugar, deve-se indicar como causa dessa inexatidão outro elemento: a sugestão inserida nos questionamentos dos interrogatórios judiciais. Esse automatismo de viés determinista gerado pela presença de indicações diretivas de resposta finda por condicionar as respostas dos inquiridos para algum contexto almejado pelo própriomagistrado inquiridor. Ele é deveras danoso para a própria condição elementar de imparcialidade do processo, isso sem que se fale na própria distorção dos discursos testemunhais, os quais acabam por não corresponder, nem mesmo que minimamente, a uma descrição da realidade ocorrida, sendo, deste modo, apenas um indicativo daquilo que foi inicialmente sugerido pelo próprio interrogador, e não arealidade subjetiva percebida pelo próprio indagado. A terceira causa a ser apontada como responsável pela inexatidão dos testemunhos obtidos em juízo diz respeito à confusão no tempo, instituto também usualmente denominado de transposição cronológica.

Essa causa está associada à crença que o indivíduo possui que se sucederam fatos que, na verdade, ocorreram em momento temporal pretérito ao por eleimaginado (e vice-versa) da situação a ser por ele testemunhada. Nessa instância de indefinição psicológico-temporal, confundem-se as delimitações temporais de cada evento ocorrido, pensando que alguns eventos ocorreram antes ou depois da sua real efetivação.

O grande problema envolto nessa problemática de colocação temporal é que os magistrados, que são os responsáveis pelas inquirições, nãopossuem o conhecimento psicológico adequado para saberem que a localização de vivências é um dos processos mentais mais instáveis e susceptíveis de alterações e desequilíbrios. Assim sendo, ao pedirem para que sejam relatados dados específicos, como datas, horas e momentos destacados de tempo, ou se cria uma confusão mental nos inquiridos ou se agrava os possíveis desencontros temporais que jáexistam em sua mente.

Como já mencionado, existe a questão da superestima e da subestimação de alguns lapsos temporais (como também de algumas medidas aritméticas) que são costumeiramente feitas pelos declarantes. Todavia, o enfoque nessa análise da transposição cronológica não se dá nesse sentido. O importante a ser destacado é que há influência emocional e afetiva sobre a percepção do transcorrertemporal.

Entrementes, é comum que se perceba que momentos agradáveis tendem a ser descritos como “horas que passam mais rápido”, ao passo que momentos penosos e desagradáveis são usualmente descritos como “horas intermináveis”, é como se houvesse a dilatação do espaço-tempo ad infinitum nas hipóteses de desconforto, haja vista que o tempo simplesmente parece “não passar”.

Essas assertivas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diagrama causa e efeito 1
  • Amplificador com Emissor Comum 1
  • A Causa E Efeito Na Sustentabilidade 1
  • Senso Comum 1
  • CAUSAS EXCLUDENTE PENAL 1
  • Causas da 1 guerra mundial
  • O que são defeitos congênitos, e quais os mais comuns na espécie humana e suas causas.
  • O que são defeitos congênitos, e quais os mais comuns na espécie humana e suas causas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!