1 Capitulo

Páginas: 9 (2231 palavras) Publicado: 18 de junho de 2015
INTRODUÇÃO

Este estudo tem por objetivo investigar a relação entre o emprego de estrangeirismos e a ascensao social causada pela rede social facebook. Entre a língua e a sociedade podemos perceber um mundo de signos lingüísticos e inúmeras possibilidades comunicativas que irão formar as mensagens, e esta a ascensao social do usuario desta, está incluído neste contexto o uso do computador, oque vem causando mudanças significativas e ate preocupações de alguns entenidos no assunto, de que estas mudanças venham a transpor uma barreira imaginável da língua pátria e esta venha a tomar forma tão desfigurada que não seja, um dia, reconhecida como tal. Mas, existem modos divergentes de ver essa situação. E e com essa visao que os estrangeirismos estão presentes no português e estão mais doque nunca representando uma linha de pensamento de uma grande vertente desta nação, sendo que ao estarem associados a um veículo de comunicação tornam-se vozes dos discursos deste determinado veículo, mesmo que tudo seja feito de forma sutil, mas este discurso é a representação máxima da ideologia latente de um povo.
Dito isto, analisemos então o uso destes estrangeirismos por cidadãos nossos quefazem uso desta rede social mas utilizando-a para se comunicarem entre si e utilizando para isso um tipo de linguagem própria, criada pelos próprios usuarios desta rede e de modo expontaneo, com o fito de acelerar a informação passada e de um modo que o receptor entenda e ate mesmo, com um pouco de esforço e inserido de criatividade, o leigo também o entenda, mas claro que algumas vezes aintencao não e exatamente essa.


CAPITULO I
Com a grande revolução cibernética vivida pela sociedade global a partir da década de 1980, e com a intensificação desse movimento nos anos 90 e 00, o mundo foi apresentado a um novo vocabulário que, em pouco menos de duas décadas, tornou-se usual e constante na vida dos que, de alguma forma, veem no computador uma ferramenta de trabalho e tambem de lazer.Ocorre que, por conta da origem norte-americana do computador, os termos relacionados a essa área se apresentam senao todos, a sua amioria, em Inglês. Há raras exceções de países em que os termos se apresentam na língua materna, como Portugal, por exemplo, que utiliza a forma “rato” ao invés de “mouse” ou “sítio” no lugar de “site”.
Dentro deste universo, chama-nos uma atenção especial a internet eseu uso. O crescimento expressivo e continuado do uso dessa ferramenta como meio de comunicação, tanto em esfera pessoal como na virtual, onde proliferam expressoes do tipo “você tá leg hoje, cara” ou “tá bugando, o PC tá bugando”. Torna ainda mais forte a presença da internet na fala cotidiana a solidificação do espaço das lan houses na sociedade urbana contemporânea e o barateamento doscomputadores e puxando isso, o acesso nos lares brasileiros a uma internet cada vez mais rapida.Mas, como nem todo brasileiro pode ter um computador em casa, e somando a isso o discurso governista que, cada vez mais, quer lancar mao da inclusão digital, esses espaços próprios para o uso da rede virtual de informações seguem se consolidando como comunidades de um uso constante principalmente de jovens.
Sehá dez anos as lan houses eram utilizadas apenas para pesquisas ou trabalhos práticos e rápidos, hoje são verdadeiros atrativos para crianças e adolescentes, por oferecerem acesso aos sites de relacionamento (muito em alta nos últimos anos), aos serviços de mensagens instantâneas e a jogos online. Segundo Alves (1990), denomina-se estrangeirismo a primeira etapa por que passa a palavra oriunda deoutra língua. Nesse nível, ela é sentida como externa à língua importadora. O estrangeirismo costuma ser empregado em contextos relativos a uma cultura alienígena, externa à língua enfocada. Nesses casos, imprime à mensagem o país ou a região estrangeira a que faz referência (ALVES, 1990, p.72-73).

1.1 EMPRESTIMOS LEXICAIS
Sucede o neologismo por empréstimo, quando o termo advindo de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • capitulo 1
  • Capítulo 1
  • Capitulo 1
  • Capítulo 1
  • capitulo 1
  • Capitulo 1
  • Capitulo 1
  • Capitulo 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!