1 ATIVIDADES COMPL ENGENHARIA NORMAS 04 06 2015

1910 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO – UNAERP

CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E DE PRODUÇÃO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 1/2005

As atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional. O que caracteriza este conjunto de atividades é a flexibilidade de carga horária semanal, com controle do tempo e dedicação do estudante durante seu curso.
Caracterizam-se por atividades complementares extraclasse, as atividades realizadas pelo aluno durante o período em que está vinculado ao curso, devendo estar relacionadas com a sua formação. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia, tais atividades têm por objetivo “desenvolver posturas de cooperação, comunicação e liderança”.
O aluno deverá desenvolver o mínimo 134 (cento e trinta e quatro) horas de Atividades Complementares com temas de interesse da engenharia de produção e de engenharia civil (respectivamente), sendo a conclusão desta carga horária imprescindível para sua colação de grau.
Essas horas serão validadas pela Coordenação do Curso e registradas em seu histórico curricular, oferecendo ao discente a oportunidade de complementação dos conteúdos ensinados em sala de aula, contribuindo na formação técnica, cidadã, científica e intelectual.
As atividades complementares são aquelas de livre escolha do aluno, desde que propiciadora de sua formação acadêmica e que tenham aderência ao conteúdo do curso e que complementem sua formação humanística. Essas atividades podem ser executadas em qualquer etapa do curso, desde o momento em que o aluno estiver regularmente matriculado no curso. A documentação das atividades, com as respectivas cargas horárias serão aprovadas pelo Colegiado do Curso.
As atividades complementares que poderão ser realizadas contemplam atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme apresentado no Quadro 1.
O delineamento apresentado no Quadro 1 expressa a

Relacionados

  • apostila educ ambiental
    603350 palavras | 2414 páginas
  • De JudIIJEF 2013 04 01 A
    505465 palavras | 2022 páginas