1 ATIVIDADE NO PORTFOLIO LUTAS

414 palavras 2 páginas
Disciplina: LUTAS
Tarefa: Atividade do ciclo 2
Nome: FABRICIO LUCIO ARAUJO
RA: 1174795
Turma: DGEF1501VIT1YA
Parecer do Tutor: VINICIUS BARBOSA DE MORAIS

Importância Cultura Corporal de Movimento

Podemos ver que a cultura é obtida como produto da sociedade, de todos à qual os indivíduos pertencem, antecedendo-os e transcendendo-os e todo ser humano já nasce dentro de uma cultura e em toda a sua história desde o seu surgimento, os acontecimentos vieram originando as culturas que encontramos atualmente, entre as quais iremos ressaltar a cultura corporal.
“A cultura corporal é um conjunto de valores relativos ao corpo e ao movimento que envolve ética desportiva, ocupações e práticas de lazer, expressão corporal, conhecimento cientifico, produção da mídia, equipamentos e outros” (STEFFEN, acesso em 06 mar.2015).
A cultura corporal é uma parte da cultura humana, agregando vários fatores às atividades físicas, que foram desenvolvidos de acordo com a história do homem. Com esses inúmeros conhecimentos a respeito do corpo e do movimento podemos dizer que os fundamentais são as atividades de movimento que visam o lazer, expressão de sentimentos, emoções, recuperação e manutenção da saúde. A “cultura de movimento” engloba todas as atividades do movimento humano, que sejam ou não esportivas e deixa de lado tudo que não está relacionado ao movimento humano.
Devemos procurar conhecer e compreender dentro dos jogos, esportes, danças, ginásticas e lutas seus benefícios (fisiológicos e psicológicos) e suas possíveis utilizações, como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura, e preparar posteriormente propostas para as aulas de Educação Física no âmbito escolar, integrando os alunos no mundo da cultura física, visando formar cidadãos que irão usufruir e compartilhar e estarão reproduzindo e transformando as formas da atividade física. É importante ressaltar que independentemente das divergências semânticas entre cultura corporal e “cultura do movimento”, o

Relacionados