1.1 Controladores lógicos programáveis

856 palavras 4 páginas
1.1 Controladores lógicos programáveis
Os controladores lógicos programáveis (CLPs) são hoje a tecnologia de controle de processos industriais mais amplamente utilizada. Um CLP é um tipo de computa- dor industrial que pode ser programado para executar funções de controle (Figura 1.1); esses controladores reduziram muito a fiação associada aos circuitos de controle convencional a relé, além de apresentar outros benefícios, como a facilidade de programação e instalação, controle de alta velocidade, compatibilidade de rede, verificação de defeitos e conveniência de teste e alta confiabilidade.
O CLP é projetado para arranjos de m últiplas entradas e saídas, faixas de temperatura ampliadas, imunidade a ruí- do elétrico e resistência à vibração e impacto. Programas para controle e operação de equipamentos de processos de fabricação e mecanismo normalmente são armazena- dos em memória não volátil ou com bateria incorporada. Um
CLP é um exemplo de um sistema em tempo real, considerando que a saída do sistema controlado por ele depende das condições da entrada.
Ele é basicamente um computador digital projetado para uso no controle de m áquinas, mas diferentemente de um computador pessoal, ele foi projetado para fun- cionar em um ambiente industrial e é equipado com interfaces especiais de entrada/saída e uma linguagem de programação de controle. A abreviação comum PC, usada na indústria para esses dispositivos, pode ser con- fusa porque ela é também a abreviação para “computador pessoal”; portanto, a maioria dos fabricantes deno - mina o controlador program ável como CLP.
A princípio, o CLP era usado para substituir o relé lógico, mas, em decorrência de sua crescente gama de funções, ele é encontrado em muitas e mais complexas aplicações.
Pelo fato de sua estrutura ser baseada nos mesmos princípios da arquitetura empregada em um computador, ele é capaz de executar não apenas tarefas de

Relacionados

  • 1.1 Controladores lógicos programáveis
    856 palavras | 4 páginas