1º teste filosofia 11ºano

Páginas: 8 (1760 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2012
Logica
* A lógica é a disciplina filosófica que estuda a distinção entre argumentos corretos (válidos) e incorretos (inválidos), mediante a identificação das condições necessárias á operação que conduz da verdade de certas crenças á verdade de outras. Dedica-se, por isso, ao estudo das leis princípios e regras a que devem obedecer o pensamento e o discurso para serem coerentes. O lógico temcomo objetos o pensamento e o discurso, preocupando-se com a sua correção.
* Há a logica natural e a logica cientifica. A lógica natural é espontânea, intuitiva e limitada; É o exercício natural da razão; usa uma linguagem natural; obedece a princípios lógicos (identidade; não-contradição; terceiro excluído) que lhe servem de orientação. A lógica cientifica é tratada por especialistas;estabelece regras para distinguir argumentos válidos de argumentos não válidos; faz uso da linguagem formal. 
* Apesar de terem sido Parménides e Zenão de Eleia quem primeiro começou a compreender as relações entre o pensamento e a linguagem e de devermos a Platao as primeiras reflexões acerca do raciocínio, porem, Aristoteles ser considerar o criador da lógica. Aristoteles teve o seguinte mérito:ter compreendido as limitações da linguagem habitual, isto é, não ser praticamente manejável, não permitindo a transformação da logica num cálculo e possuir ambiguidade semântica pois, para cada palavra podemos encontrar mais do que um significado; procedeu á substituição dos termos concretos das linguagens naturais por variáveis simbólicas, salientando que os nossos raciocínios são validosunicamente em virtude da sua forma. No entanto a sua lógica apresentou algumas limitações dado que redúzio todas as proposições a um único tipo, substituindo alguns termos por variáveis simbólicas, mas não conseguindo substituir todos os termos. Foi o filósofo Leibniz que ao conceber a lógica como uma linguagem universal, iniciou o processo de construção da logica simbólica moderna, entendendo-a como umcódigo de sinais definidos e manipulados segundo um certo número de regras. Para tal Leibniz estabeleceu uma linguagem artificial na qual era definido rigorosamente o significado de cada símbolo e o conjunto de regras que permitiam trabalhar com esses símbolos de um modo tao rigoroso como o praticado na cálculo matemático. Vários matemáticos e lógicos posteriores, como Boole, Frege e Russellconduziram á completa formalização da lógica que constitui na completa substituição das linguagens naturais por símbolos análogos aos símbolos matemáticos, transformando a logica num cálculo de mais fácil compreensão.
* Fornece competências que permitem avaliar a validade dos argumentos; proporciona-nos meios que possibilitam a organização coerente do pensamento; permite avaliar diversos tipos dediscursos; oferece-nos os recursos necessários para pensarmos a realidade e a podermos conhecer.

Argumento
* Um argumento é um conjunto de proposições relacionadas entre s de tal modo que umas devem oferecer razoes para aceitar uma outra.
* O conteúdo de um argumento é a sua componente material, ou seja, aquilo de que é construído: as proposições que apresentando determinado significado,podem estar de acordo ou não com a realidade para que remetem. A forma é a componente formal do argumento, isto é, o modo como é constituído. A forma refere-se ao encadeamento das proposições, que têm de se efetuar em obediência a regras lógicas.
* Os argumentos dedutivos são aqueles em que, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão é necessariamente verdadeira. Os argumentos indutivossão aqueles em que, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão sera provavelmente verdadeira.
* A validade de um argumento diz respeito á estrutura, á correção, á forma, á apresentação de uma estrutura formal perfeita, em conformidade com os princípios lógicos. Corresponde ao acordo do pensamento consigo mesmo. A verdade de um argumento corresponde á conformidade do pensamento ou da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de espanhol- 1º teste
  • Filosofia 11ºano
  • Filosofia 11ºAno
  • Resumo filosofia 11ºano
  • Resumos de Filosofia 11ºano
  • Resumo Filosofia 11ºano
  • Filosofia 11ºano
  • Terrorismo, filosofia 11ºano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!