1º etapa atps estrutura metalicas

Páginas: 13 (3052 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Referencias
http://engenharia.anhembi.br/tcc-05/civil-21.pdf
http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/134/artigo284044-2.aspx
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set3502.pdf

Facilidades na mão de obra
As vantagens na utilização de sistemas construtivos em aço vão muito além da linguagem estética deexpressão marcante; porém, redução do tempo de construção, racionalização no uso de materiais e mão de obra e aumento da produtividade, passaram a ser fatores-chave para o sucesso de qualquer empreendimento.
Quanto a flexibilidade, a estrutura metálica mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios. Torna maisfácil a passagem de utilidades como água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática etc. (COSIPA, 2003).
A empresa SPEM – São Paulo Estruturas Metálicas (2004), verificou que utilizando o sistema de estruturas metálicas, as etapas de construção ficaram muito bem definidas e simplificadas, além de executadas muito mais rapidamente do que no processo convencional em concreto armado,pois a estrutura é executada nas instalações do fabricante, deixando o canteiro de obras livre, para a execução das fundações. A construção se resume apenas na montagem da estrutura no canteiro de obras, que é feita com equipamentos e mão-de-obra especializada, do fabricante. Os estoques de cimento, areia e brita no canteiro de obras ficam reduzidos consideravelmente. A movimentação de pessoas emateriais no canteiro é extremamente reduzida com a consequente redução do custo administrativo.
A estrutura metálica tem peso próprio aproximadamente 1/5 da estrutura convencional de concreto armado, o que permite uma redução nas cargas de fundações. Esta economia pode ser quantificada em torno de 25%, em condições normais, ou mais em casos específicos.
Como no processo convencional, as lajespodem ser moldadas in loco ou pré-moldadas, o que deve ser analisado caso a caso. A estrutura metálica permite que as formas sejam executadas imediatamente após sua montagem, através de treliças telescópios apoiadas diretamente nas abas inferiores ou superiores das vigas, ou mesmo utilizando pré-lajes apoiadas diretamente sobre as abas superiores. O uso de pontaletes pode ser dispensado. Ainexistência de formas para as colunas e vigas, reduz entulhos e bota-foras. Tudo isso imprime maior velocidade e facilidade na execução das lajes, reduzindo os custos de formas e mão-de-obra (SPEM, 2004).
A precisão milimétrica de prumo e nível permite que a estrutura metálica já sirva como referência para se estabelecer o prumo das alvenarias. A fixação das alvenarias à estrutura metálica é feita comsimplicidade, soldando-se nos pilares metálicos vergalhões com comprimento de aproximadamente 30 cm, que são embutidos entre os tijolos da parede de elevação.
Como as lajes ficam niveladas com grande precisão, a argamassa de nivelamento da parte superior é dispensada e a argamassa de revestimento inferior pode ser feita com espessura de até 0,5 cm. No sistema de lajes de painéis de concretocelular, ao final, necessitam receber um capeamento de argamassa da ordem de 25 a 40 mm de espessura, para maior solidarização, que irá servir também como contra piso (DIAS; 1998).
A economia nesta argamassa de nivelamento e revestimento da laje é considerável. Da mesma forma, devido ao prumo, as alvenarias podem ser revestidas com argamassa de espessura 0,5 cm, dando acabamento perfeito. Isto faz comque o volume de argamassa de nivelamento e revestimento de um edifício, seja reduzido à quinta parte do que se gasta no processo convencional, onde é comum se observar excesso de argamassa de regularização em paredes externas, de até 10 cm de espessura. É importante salientar que utiliza-se a precisão em milímetros na estrutura metálica, quando no processo convencional utiliza-se centímetro....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS Estruturas Metálicas
  • 1º etapa ATPS sociologia
  • ATPS Etapa 1 estrutura
  • Atps De Estrutura Etapa 4
  • 1º Etapa da ATPS de Empreendedorismo (Anhanguera)
  • ATPS
  • ATPS EMPREENDEDORISMO 1º e 2º Etapa
  • 1º E 2º ETAPA DA ATPS DE PCP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!