1ª e 2ª tópica - psicanálise

Páginas: 8 (1895 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
INCONSCIENTE
Freud acreditava que o inconsciente era onde enterrávamos conflitos, como nossas memorias mais dolorosas ou pensamentos considerados inaceitáveis com os quais não queremos lidar. E isso pode tornar a vida consciente mais difícil.
O inconsciente era o nosso ‘eu’ real, é como um iceberg. Tudo o que enxergamos é a sua ponta sobre a superfície do oceano. Mas o que realmente nos faz éo que esta embaixo, o inconsciente.
E o Freud se convenceu de que os pacientes podiam trazer pensamentos reprimidos através da conversa, a falar livremente com o mínimo de censura possível, a associação livre.
O conhecimento e a revelação desse conteúdo inconsciente, conflitos internos, trazia alivio das tensões e sintomas.
Ele teorizou que nos sonhos a mente corria sem censuras, compensamentos e memorias que não ousamos discutir enquanto acordados. O sonho proporcionava um notável acesso para pensamentos reprimidos por nossa própria mente.
Os sonhos possuem significado. (Vídeo: Sigmund Freud – explorando o inconsciente)

O inconsciente é atemporal. Nele concentram-se elementos instintivos, que não são acessíveis à consciência. Aí, estão as fontes de energia psíquica e pulsões ouinstintos. (Slideshare; teoria psicanalítica; profª Andréa Forgiarini Cechin – Universidade Federal de Santa Maria)

Freud demonstrou que o homem não é apenas um ser racional. Há impulsos irracionais que nos influenciam. Estes impulsos irracionais se manifestam através do INCONSCIENTE.

Características do INCONSCIENTE: opostas às características da consciência. Por isso desconhece o tempo, anegação e a contradição. Suas manifestações não são percebidas diretamente pela consciência por isso requer deciframento e interpretação. (Exemplo: nos sonhos o inconsciente se revela através de um conteúdo manifesto = o que aparece na consciência - e de um conteúdo latente = o conteúdo real e oculto). "O inconsciente... é uma interpretação ao contrário" (pág. 40, O que é psicanálise, FábioHerrmann). Se como veremos o princípio básico do funcionamento da mente é, segundo Freud, o de evitar desprazer, o INCONSCIENTE é então o lugar teórico das representações recalcadas ou o próprio processo de recalcamento, que impede certas idéias de emergir na consciência. (Apostila Freud 2007)

O inconsciente exprime o “ conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência”. Éconstituído por conteúdos reprimidos, que não têm acesso aos sistemas pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas. Estes conteúdos podem ter sido conscientes, em algum momento, e ter sido reprimidos, isto é, “foram” para o inconsciente, ou podem ser genuinamente inconscientes. O inconsciente é um sistema do aparelho psíquico regido por leis próprias de funcionamento. Por exemplo: é atemporal,não existem noções de passado e presente. (As Psicologias)

O inconsciente é regido por pulsões sexuais. Onde muito das pulsões é de origem infantil. São desejos que na fase adulta já não se pode nem pensar, por que talvez viole as normas da civilização ou contrariaria os impulsos mais importantes. Esses impulsos do inconsciente são impedidos de aparecer de forma consciente. A proibição deapresentar uma pulsão consciente se da o nome de repressão, se for muito completa chama-se recalque. A repressão impede que a idéia de um impulso apareça no consciente, contudo esse prazer ou desprazer que esta ligado a representação não dá pra sufocar. O afeto que esta ligado a essa idéia recalcada passa, mais passa de forma disfarçada e é então simbolizado por outra representação ou idéia. SegundoFreud ter acesso a idéia original, causaria muito desgosto.
Os sonhos, os atos falhos e as neuroses podem ser uma forma de representação para o reprimido. (Fabio Herrmann; O que é psicanálise)
PRÉ-CONSCIENTE
É uma parte do inconsciente que pode tornar-se consciente com facilidade; são as porções acessíveis da memória. (Slide Share)
O que é latente e apenas temporariamente inconsciente recebeu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TÓPICAS DA PSICANÁLISE
  • psicanalise primeira topica e segunda topica
  • 1ª e 2ª Guerra Mundial
  • 1ª lei de ohm e 2ª
  • 1ª e 2ª Geração de Romancistas
  • 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica
  • Sistemas de 1ª e 2ª ordem
  • 1ª e 2ª guerra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!