1ª Instrução Apr M

Páginas: 3 (573 palavras) Publicado: 22 de janeiro de 2015
Em nosso primeiro encontro após a iniciação, nos foi ministrada a primeira instrução.
Nela, inicialmente nos foi apresentado quais são os S∴T∴P∴, que permitem aos Maçons o reconhecimento entre si.Após essa apresentação, o Ir∴M∴CC∴ nos conduziu ao altar do Ir∴2ºVig∴ onde o mesmo nos reconheceu pelo S∴T∴P∴ e, após isso, fomos conduzido ao altar do Ir∴1ºVig∴ para aprendermos como trabalhar naP∴B∴.
Após isso, nos foi apresentado os instrumentos e utensílios de Apr∴M∴ e quais são os seus significados simbólicos. São eles: A RÉGUA DE 24 POLEGADAS, O MAÇO e O CINZEL.
Nesse momento, procurei fazerum paralelo da simbologia empregada em cada instrumento com o modo como ele influenciaria a minha conduta e as minhas atitudes.
A RÉGUA DE 24 POLEGADAS nos ensina a otimizar as 24 horas que compõe umdia, dividindo-o equilibradamente para meditação, trabalho e descanso físico e espiritual. O MAÇO representa o poder e a força, nos ensinando que por mais que o coração conceba e o cérebro projete, sea mão não estiver preparada o trabalho não será executado. Já O CINZEL nos ajuda a moldar e dar formas regulares à P∴B∴, onde com exatidão e perseverança venceremos as dificuldades e desbastaremoscom mais êxito a P∴B∴.
Analisando as simbologias desses instrumentos, é possível perceber que um complementa o outro e que por mais que cada um tenha uma função e um objetivo, o desbastar da P∴B∴ sóserá eficiente se utilizá-los em conjunto. A RÉGUA DE 24 POLEGADAS nos ajuda na organização, disciplina e equilíbrio, porém não adiantaria equilibrar as horas dos nossos dias e esquecer de usar essetempo de meditação, trabalho e descanso para buscar o meu crescimento maior. Do mesmo modo, não adiantaria eu ter a vontade de mudar, saber o que tenho que mudar para crescer e não me organizar e tomaratitudes que de fato promoveria esse meu crescimento. Por isso, para crescer, entendo que seja necessário disciplina, equilíbrio e retidão (RÉGUA DE 24 POLEGADAS), a atitude/ação de mudar (MAÇO)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1ª INSTRUÇÃO
  • 2ª INSTRUÇÃO Apr.’. Maç.’.
  • 1ª instrução aprendiz maçom
  • 1º instrução apr.'.
  • 1ª Instrução Maçonica
  • Aprendiz Maçom 1ª Instrução
  • TRABALHO 1ª instrução do aprendiz
  • 1ª instrução de aprendiz maçom

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!