0rganização e metodologia na educação infantil

765 palavras 4 páginas
ETAPA 2Ana Claúdia e Eduardo foram entrevistados, ambos estudaram na educação infantil em
Décadas diferentes.
Ana Cláudia estudou na década de 80 e nos contou que nessa época era comum o uso de uniformes escolares, onde meninas usavam saia de pregas azul e camisa branca, os meninos short azul com meia branca, conga azul (tênis) e camiseta branca, usava também o ábaco que era um instrumento de cálculo.

Nos anos 90, Eduardo nosso entrevistado relatou que era comum os alunos participarem do desfile de sete de setembro, levarem lanche para escola em suas lancheiras, as músicas cantadas geralmente pertenciam ao ambiente infantil como por ex: ABC da xuxa, 1,2,3 indiozinhos, os dedinhos, atirei o pau no gato entre outros.

Observamos através do relato de ambos, que mesmo em décadas diferentes algumas coisas ainda eram comum como por ex: organizações e participações das festividades nas escolas.
No dia dos pais e das mães era comum haver recitação de poemas, como Também canções e os pais participavam.
Havia também formatura da turma, as formas de agrupamento geralmente acontecia nas brincadeiras, as histórias ouvidas tinha muito do folclore do brasil.
A forma de elogios e avaliação era feita pela observação do grupo e seu desenvolvimento, pois até nos dias atuais os alunos da educação infantil sentam em grupinhos.

Etapa 3Para Piaget o desenvolvimento humano é dividido em períodos, de acordo com o aparecimento da qualidade do pensamento.
Todos os indivíduos passam por todas as fases e períodos, seu início e termino depende de características biológicas, fatores educacionais e sociais.
Período sensório-motor (0 à 2 anos)
Período pré-operatório (2 à 7 anos)
Período das operações concretas (7 à 12 anos)
Por volta dos cinco meses a criança conseguira coordenar os movimentos das mão, olhos e pegar objetos. No período de 2 à 7 anos a maturação neurofisiológica, nessa fase amplia-se a motricidade permitindo - se o desenvolvimento de novas

Relacionados