099706630566

732 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
FARMÁCIA

Danielle Silva Brito
Jéssica Lima de Souza
Queilimar Lima de Araújo

DETECÇÃO DE ANTRAQUINONAS EM PLANTAS

Feira de Santana – BA
2013
Danielle Silva Brito
Jéssica Lima de Souza
Queilimar Lima de Araújo

DETECÇÃO DE ANTRAQUINONAS EM PLANTAS

Relatório apresentado como requisito parcial para a avaliação da disciplina Farmacognosia, 4º período do Curso de Farmácia da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA, sob a orientação do Prof. Alexsandro Branco.

Feira de Santana – BA
2013
OBJETIVO
Identificação de quinonas em amostra de Cascará Sagrada através da técnica de sublimação.

INTRODUÇÃO
As antraquinonas são compostos orgânicos derivados do antraceno, formados a partir da oxidação de fenóis. Fazem parte, juntamente com as benzoquinonas e naftoquinonas, do grupo das quinonas. Sua principal característica é a presença de dois grupos carboxílicos que formam um sistema conjugado com pelo menos duas duplas ligações C-C. Encontram-se na literatura também outras denominações para as antraquinonas (Figura 1), como antranóides, derivados antracênicos ou hidroxiantracênicos.

Após a formação do núcleo fundamental da antraquinona, ocorre a conjugação do resíduo sacarídico à aglicona, formando o glicosídeo antraquinônico. Tais como os demais glicosídeos, os antraquinônicos podem apresentar-se como O-glicosídeos ou como C-glicosídeos, dependendo do local da ligação às moléculas de açúcar. Como também, as antraquinonas podem está na forma livre, ou seja, o núcleo dessa molécula não estará ligada à nenhuma glicose (agliconas).
Os glicosídeos antraquinônicos se apresentam como cristais amarelos, de sabor amargo, solúveis em solventes polares e insolúveis em solventes orgânicos apolares. Quando dissolvidos em meio básico formam soluções laranja-avermelhadas. Tal procedimento é denominado reação de

Relacionados