09876597650087

1537 palavras 7 páginas
PROGESTÃO
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA GESTORES ESCOLARES

MEMÓRIA MÓDULO VI

MORRO DO CHAPÉU – BA
2014
FRANCIANA RITA DA SILVA

MEMÓRIA MÓDULO VI

MORRO DO CHAPÉU - BA
2014
Módulo VI

Como gerenciar os recursos financeiros?
A gestão de recursos financeiros na escola vem passando por um movimento de descentralização, resultado desse movimento é a crescente autonomia da escola que abrange suas distintas áreas de atuação: pedagógica e administrativa.
Como parte do sistema de ensino, a escola tem a responsabilidade de atender a um dos direitos sociais dos cidadãos: o acesso à educação de qualidade, empenhada em garantir o sucesso escolar dos alunos. Para cumprir essa finalidade, ela organiza sua gestão com base em um conjunto de normas e procedimentos provenientes do sistema de administração pública da educação ao qual está vinculada.
Devemos tomar atitudes mais consciente e comprometida com a realidade escolar, identificar as etapas fundamentais da gestão financeira: planejamento, execução e prestação de contas.
A escola pública, como parte integrante do sistema de administração pública da educação, tem o dever de atender a todas as obrigações legais, funcionais, operacionais e de ordem hierárquica que cabem a ela. Por se tratar de gestão de recursos públicos, aos atos praticados na escola, inclusive aos da unidade executora, devem-se aplicar os princípios básicos da administração pública: legalidade (obediência ao que a lei prescreve), moralidade (aplicação de regras de correta administração regida pela ética, em perfeita conjugação com a lei, para resguardar o interesse público), impessoalidade (os atos devem atender aos interesses da comunidade, de forma impessoal), publicidade (os atos devem ser divulgados o mais amplamente possível) e eficiência ( fazer mais e melhor com os mesmos recursos) .
Existem duas

Relacionados