0987655555523

1648 palavras 7 páginas
FACULDADE CASTRO ALVES
ADMINISTRAÇÃO ÊNFASE EM RH

EDILENE D’EÇA
JANICE BARBOSA

AS CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA PARA GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

Salvador
2009

SUMÁRIO

I - INTRODUÇÃO

1.1 TEMA 4

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 7

1.3 JUSTIFICATIVA 7

1.4 PROBLEMA 7

1.5 OBJETIVOS 8

II - REFERENCIAL TEORICO 8

III - METODOLOGIA 9

REFERÊNCIAS 10

I. INTRODUÇÃO

Devido as constantes mudanças e competitividades de mercado, a maioria das organizações passaram a se preocupar em investir mais no seu capital humano.
Uma das preocupações das organizações está relacionada ao desenvolvimento dos seus funcionários e ao crescimento destes , fortalecendo ás mudanças no estilo de Gestão de Pessoas. Antigamente o departamento de Recursos Humanos atuava de forma mecanicista, sistemática onde prevalecia a obediência, a execução das tarefas o controle centralizado no chefe. Hoje se vivência outro cenário, onde o chefe é denominado de gestor e empregados de colaboradores, e o talento humano é visto como fator competitivo no mercado globalizado. A participação passou a ser compartilhada com os colaboradores, passou a obter autonomia na execução das atividades , cooperação nas decisões com seus gestores, facilidade na interação, e aprendizagem.
Pode-se então dizer que a real vantagem competitiva no mercado não está somente representada no financeiro ou nos altos investimentos em tecnologia, mas também nas pessoas que compõem a organização, que movimentam tudo isto no cotidiano.
A gestão de pessoas auxilia na percepção do indivíduo que compõe a organização, como seu comportamento, os seus anseios e as sua necessidades. Os indivíduos, diferentemente das máquinas ao vivenciarem a rotina diária podem oscilar muito em relação aos seus objetivos profissionais.
Para uma boa manutenção da gestão de

Relacionados