098492970574

853 palavras 4 páginas
ORDEM DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
BRASIL COLONIA/REINO UNIDO
Instituída pelo rei de Portugal D.Diniz, no século XVI. No período da expansão marítima portuguesa, esta organização custeou as despesas desse empreendimento, visando expandir o domínio o espiritual cristão.
D.Pedro I- príncipe - regente do Brasil
Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim Jose Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon foi nomeado príncipe-regente a 22 de abril de 1821. Foi coroado em 1º de Dezembro de 1822, depois de ter sido aclamado como imperador e defensor do Brasil a 12 de outubro.
Juscelino Kubitschek Médico, telegrafista, deputado, governador, presidente, senador. Realizou importantes obras urbanísticas e arquitetônicas na capital mineira, destacando o conjunto da Pampulha projetado por Oscar Niemayer. Com o slogan de campanha “cinqüenta anos em cinco” empolgou muitos brasileiros, cujo reflexo puderam ser sentidos na cultura,com o surgimento de movimentos musicais como bossa nova,cinema novo e uma nova dramaturgia.
Getulio Vargas- advogado, deputado, governador, presidente da republica.
Foi combatente e herói militar na guerra do Paraguai. Implementou a reforma monetária aprovada pelo congresso,criando o ministério do trabalho e elaboração de leis trabalhista inclusive a que estabelece o salário mínimo.Criou a Petrobras e a Eletrobrás,dentre outras iniciativas. Teve uma das mais fascinantes e controversas trajetórias políticas de um homem publico brasileiro.
Villas Lobos – músico
Heitor Villas Lobos foi o pianista e deixou produção ciclópica que inclui conserto para piano, violoncelo, violão, gaita de boca, musica de câmara, canções, operas, peças para canto coral, sinfonias, musicas para balé, entre outras. As Bachianas brasileiras nº 5, para voz e violoncelo,tornou-se em pouco tempo, umas das peças mais populares do repertorio dos grandes sopranos.
Carlos Chagas – médico sanitarista, cientista, bacteriologista

Relacionados