=098-95444444

422 palavras 2 páginas
Sinopse:
No final do século XVIII, Rodrigo Mendonza é um mercador de escravos que faz da violência seu modo de vida, e ele mata o próprio irmão na disputa pela mulher que ama. Porém, o remorso leva-o a juntar-se aos jesuítas, nas florestas brasileiras. Lá, ele fará de tudo para defender os índios que antes escravizara.

Contexto histórico:
Na época do descobrimento do Brasil, havia falta de mão-de-obra, e os índios eram caçados e serviram como escravos durante séculos. A Companhia de Jesus, ordem jesuíta, teria então a missão de catequizá-los, e uma vez que os índios fossem cristãos, estariam livres do trabalho escravo. Já no século XVIII, como em São Paulo e Minas Gerais a mão-de-obra escrava ainda fosse muito procurada, e os índios locais já haviam migrado mais para o sul, iniciou-se o processo de uso das entradas e bandeiras, incursões na mata de grupos de caçadores de novos escravos, na região das Missões jesuíticas. Estaria aí um confronto histórico, em que as Missões, com centenas de índios catequizados, que conheciam já a música clássica, a escrita, e a Bíblia, viriam a ser capturados eventualmente, em confrontos com as bandeiras paulistas.escravo. Já no século XVIII, como em São Paulo e Minas Gerais a mão-de-obra escrava ainda fosse muito procurada, e os índios locais já haviam migrado mais para o sul, iniciou-se o processo de uso das entradas e bandeiras, incursões na mata de grupos de caçadores de novos escravos, na região das Missões jesuíticas. Estaria aí um confronto histórico, em que as Missões, com centenas de índios catequizados, que conheciam já a música clássica, a escrita, e a Bíblia, viriam a ser capturados eventualmente, em confrontos com as bandeiras paulistas.

O filme retrate este período - da chegada dos bandeirantes às Missões. E o único apoio às Missões seria agora do rei de Espanha (pois as Missões eram reduções espanholas), uma vez que a coroa portuguesa visse certas vantagens em livrar-se da presença da mão religiosa nesta

Relacionados

  • 098-95444444
    422 palavras | 2 páginas