09764832851

7607 palavras 31 páginas
- 65-

Ética e prática profissional em saúde

ÉTICA E PRÁTICA PROFISSIONAL EM SAÚDE
ETHICS AND HEALTH PROFESSIONAL PRACTICE
LA ÉTICA Y LA PRÁCTICA PROFESIONAL EN LA SALUD

Maria Bettina Camargo Bub1

1

Enfermeira. Doutora. Professora do Departamento e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.
Membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Ética.

PALAVRAS-CHAVE:
Ética. Prática profissional.
Saúde.

RESUMO: Há várias teorias éticas e modelos de análise teórica que podem orientar a nossa forma de ser e agir profissionalmente. Mesmo levando em consideração que referências filosóficas e teóricas nos ajudam a pensar criticamente, é sempre bom ter em mente que a aplicação rotineira de métodos nunca é um substituto satisfatório para a inteligência crítica. Porém, não é nada simples responder as questões: como devem ser os enfermeiros e enfermeiras na sua prática profissional? Como devem agir os enfermeiros e enfermeiras em relação aos outros e a si mesmo? Neste sentido, o propósito deste texto é contribuir com fundamentos éticos que possibilitem a reflexão sobre a forma como temos agido e como temos sido enquanto profissionais de saúde. O objetivo é problematizar a relação cliente - profissional de saúde, uma vez que é nessa prática cotidiana que se integram os elementos próprios da conduta moral profissional.

KEYWORDS:
Ethics. Professional practice.
Health.

ABSTRACT: There are many ethical theories and theoretical analysis models that can guide our professional behavior and existence. Even considering that philosophical and theoretical references can help us to critically think, it is always good to keep in mind that the usual application of a methodical reference is never a satisfactory substitute for critical intelligence. However, it is never simple to answer the questions: how should the nursing professionals be in their professional practice? How should nursing professionals act towards others and

Relacionados