097066290302

1018 palavras 5 páginas
Tema : A escola que temos, a escola que queremos.
Título : Deslizando no arco - íris para chegar na aquarela do saber .

Subtítulo : “ Vinícius de traz para frente, cantando a aquarela de um jeito diferente”..

Introdução : Em virtude do centenário deste gênio da música, dono de canções inesquecíveis e memoráveis, o poeta Vinícius de Moraes carioca da gema e apaixonado pelas belezas de sua terra, que fez questão de demonstrar este amor em forma de poesia e canção, transformou sua história, criou tendências musicais e inovou ritmos dando tom popular a instrumentos que antes eram de origem clássica. Vinícius de Moraes fez músicas de forma simples que transmitem a nobreza de locais, lamentos, revoltas, exaltou a beleza pura e simples e imortalizou de forma brilhante sua infância, cantou saudade, amor, tristeza, os olhos da mulher amada, a felicidade a fidelidade e a aquarela transformando a vida num arco-íris,dono de um vocabulário vasto e abrangente, do qual os alunos das séries iniciais não conhecem.

Justificativa "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
Jean Piaget

Norteada pela citação de Piaget, este subprojeto tem como uma de suas metais primordiais tornar o músico e interprete Vinícius de Moraes conhecido pelos alunos que por inúmeros motivos não tiveram a rica oportunidade de ouvir falar, conhecer suas obras e principalmente conhecer um pouco de sua história de vida na classe média, em uma família seguidora da Igreja Católica e que mais tarde tornou-se devoto de mãe menininha do Cantuá, filho de uma dona de casa e de um funcionário público e o terceiro de quatro irmãos. Podendo ser explorado sob inúmeros aspectos.

Relacionados