096771350469

2107 palavras 9 páginas
Idade Contemporanea
Marxismo
Marxismo é um dos muitos nomes que a ciência de Karl Marx recebeu, dentre eles comunismo, socialismo e a talvez mais indicada, materialismo histórico. A ciência da História que ele criou foi influenciada por muitos filósofos e doutrinas, como a dialética hegeliana, Feuerbach, a economia clássica e os diversos tipos de socialismo (feudal, utópico, burguês...), e foi bastante mal-interpretada durante a história.
Como dito anteriormente Marx, apesar de não concordar com a filosofia hegeliana, absorveu o seu conceito de dialética e o modificou. Para Hegel, as idéias se transformavam na realidade em que estavam através de constante negação e modificação. O processo dialético de Hegel consite em quatro regras principais:
1. a ação recíproca - nenhum acontecimento é isolado, portanto tudo se relaciona. Se uma condição para que algo aconteça muda, toda a cadeia de acontecimentos que viriam após esse acontecimento mudaria também;
2. mudança dialética - tese, antítese e síntese, ou "tudo se transforma", todo acontecimento é uma negação ao seu correspondente anterior;
3. mudança qualitativa - é a passagem da quantidade para a qualidade.A mudança qualitativa, neste caso, é o estado. Por exemplo, ao aquecermos a água, a sua temperatura vai aumentando quantitativamente, e após um determinado momento (100°C), ela muda de estado, e se torna vapor.
4.interpenetração ou luta dos contrários - a mudança, é interior ao seu prórpio movimento(semente que vira planta, que vira fruto, que vira semente...), é inovadora (velhoXnovo), e os contrários se juntam formando o inteiro. Por exemplo, as 12 horas do manha e da noite formam um dia de 24 horas. Marx considerava Hegel um ideólogo, pois para ele a realidade era a impressão da Idéia, que é uma "substância mística" universal. Ele, diferentemente,acreditava que as idéias não são mais que o reflexo da realidade, e ambos estão em constante negação e transformação.
Marx também deve

Relacionados