095475640281

7269 palavras 30 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
Curso de Pedagogia

MARIA INES SILVESTRE DE PAIVA E SILVA

ENSINO DE VALORES NA ESCOLA

ARAGUARI – MG

2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD

MARIA INES SILVESTRE DE PAIVA E SILVA

ENSINO DE VALORES NA ESCOLA

Trabalho conclusivo do curso de Pedagogia, oferecido pela UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, sob o tema: Ensino de Valores na Escola, tendo como proponente Maria Inês Silvestre de Paiva e Silva, ministrado pela professora, Dª. Sandra Augusta de Melo, sob orientação do Prof. José Geraldo Begnami.

Dedicatória

Dedico esse projeto a todas as crianças e adolescentes que constroem a escola e lá esperam encontrar aprendizado e afeto.

RESUMO

Neste texto, pretende-se discorrer sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica realizada em uma instituição de ensino da rede municipal, na cidade de Araguari, envolvendo alunos da Educação Infantil. O objetivo ao implantar o ensino de valores é melhorar o processo de ensino aprendizagem por meio da afetividade. Para alcançar tal objetivo, a proposta foi apresentar o conteúdo de maneira interdisciplinar e contextualizada, e desta forma, inserir o ensino de valores básicos presentes nas mais diferentes culturas que se apresentam como base comum para a educação moral no interior das instituições de ensino como: afetividade, cooperação, honestidade e respeito. Dentre os recursos pedagógicos disponíveis foram utilizados a contação de histórias, brincadeiras, leitura e escrita e tecnologias, baseados em teorias de estudiosos que defendem o ensino e a prática de valores morais dentro das

Relacionados