09518350418

640 palavras 3 páginas
QUESTIONÁRIO PARA PRIMEIRA UNIDADE

1) O que significa perícia psicológica ? consiste em um exame que se caracteriza pela investigação e análise dos fatos e pessoas, enfocando os aspectos emocionais e subjetivos das relações entre as pessoas, estabelecendo uma correlação de causa e efeito das circunstâncias, e buscando a motivação consciente e inconsciente para a dinâmica da personalidade dos envolvidos (ex.: casal e filhos).
2) Quais as diferenças entre o perito e o assistente técnico ?
O perito é um profissional nomeado pelo juiz para funcionar em um processo quando a prova do fato depender de conhecimentos técnicos específicos. Trata-se de encargo investido em função pública, remunerado pela parte sucumbente na ação.
3) Comente sobre a perícia psicológica especificando-a por áreas .

4) Existem diferenças entre uma perícia psicológica e uma psicodiagnóstico clínico ? explique sua resposta .
A diferença é que a perícia psicológica contribui para esclarecer algum ponto considerado imprescritível para o procedimento processual, já o psicodiagnóstico objetiva colocar à disposição da psicologia aplicada uma série de instrumentos capazes de registrar as características, integrar dados, servindo de auxilio na tomada de decisões e na avaliação desta.

5) Quais os documentos provenientes de uma perícia psicológica levante aspectos importante de cada um deles. Atestado psicológico - É um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita, com fins de:
Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante;
Justificar estar apto ou não para atividades específicas, após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscreve esta Resolução;
Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado

Relacionados