094686630477

363 palavras 2 páginas
Diabetes Mellitus e o Exercício Físico
*Fernanda Zambeli – Educadora Física
*Dieine C. de Melo Wirzbicki – Farmacêutica Residente
*Aline Rugeri – Enfermeira Residente

O termo “diabetes mellitus” refere-se a uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer em virtude de defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, cuja principal função é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta em acúmulo de glicose no sangue.
Sabe-se que o diabetes mellitus do tipo 2 acomete 7,6% da população adulta, correspondendo cerca de 90% dos casos de diabetes na população e se manifesta, em geral, em adultos com excesso de peso e historia familiar de diabetes, podendo se manifestar também em crianças e adolescentes acima do peso.
A prática regular de atividade física é fundamental na adoção de hábitos de vida mais saudáveis e no controle do diabetes mellitus. Tanto a atividade física, quanto o exercício físico aumentam a captação de glicose pelo tecido muscular. O exercício físico regular melhora o controle glicêmico, diminui os fatores de risco para doença coronariana, contribui para a perda de peso, melhora o bem-estar, além de prevenir o diabetes mellitus tipo 2 em indivíduos de alto risco.
Os exercícios físicos, mais recomendados são os aeróbios, pois são os mais específicos para o uso dos ácidos graxos. Independente da modalidade, a atividade física deve ser iniciada de forma gradual. Por exemplo, iniciar com caminhadas rápidas por 5 a 10 minutos em terreno plano, aumentando em 30 a 60 minutos diários, 5 a 7 dias por semana, aumentando também a intensidade.
É importante ressaltar que, antes de iniciar a prática de atividade física, é necessário avaliar as condições atuais do paciente, o controle metabólico, o potencial para o autocuidado e avaliar complicações como a

Relacionados