093555336

285 palavras 2 páginas
Medidas de criação de valor
Custo de oportunidade e criação de valor
Quando decidimos investir no banco do Brasil, ao invés do Bradesco, estamos fazendo uma escolha que pode ser vista como um custo de oportunidade. Assaf e Lima (2009) definem que: O custo de oportunidade é a melhor alternativa disponível que foi sacrificada. É quanto se deixou de ganhar decidindo por um investimento em vez de outro, de mesmo risco.
A gestão baseada no valor tem como objetivo aumentar a riqueza de seus acionistas, mas é um processo coletivo onde todos na empresa deverão atuar nesse sentido.
Para Assaf Neto, o objetivo da criação de valor deve estar presente em todos os níveis organizacionais, priorizando todas as decisões que interferem no valor econômico da empresa, privilegiando a gestão a partir dos direcionadores de valores. Esses direcionadores se compõem a partir da formação de estratégias da empresa, como giro de investimentos, estrutura de capital, planejamento tributários etc.
Para se ter o retorno desejado, é necessário que o investimento seja feito em um projeto que apresente riscos semelhantes. Para Assaf e Lima o genuíno conceito de lucro voltado ao sucesso empresarial, definido por lucro econômico, é mensurado somente após ser deduzido o custo de oportunidade do capital aplicado.
Os princípios contábeis assumem que somente as dívidas apresentam custos, definidos por despesas financeiras de juros. De forma equivocada, admitem que o capital próprio investido no negócio não produz nenhum custo à empresa, não devendo, portanto, ser remunerado.
As empresas só são consideradas eficientes quando criam valor para seus acionistas, ou seja, quando são capazes de produzir lucro econômico.

Relacionados