092319870442

Páginas: 33 (8221 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
COMO O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTA RELACIONANDO O ESPORTE FUTSAL COMO AGENTE FORMADOR NA ESCOLA1

Jacson Eich2

RESUMO: A presente pesquisa de revisão bibliográfica centra-se em Educação Física e o olhar concentrado na ação do professor de Educação Física quanto ao futsal. Tem como objetivo analisar, através da literatura atual, como se realiza a prática pedagógica do professor deEducação Física, abordando a formação e atuação destes profissionais o que demandou uma série de questionamentos, considerações, verificações e levantamentos de diferentes vertentes, explicitação de pontos muitas vezes polêmicos e controversos. Para se compreender como acontece a prática pedagógica da Educação Física no Ensino Médio, fez-se necessária a busca pelo embasamento teórico de diferentesautores o que possibilitou a explicação e interpretação do problema. Conclui-se que a Educação Física e os seus conteúdos, quando desenvolvidos no ambiente escolar, vão além de momentos de atividade. Esta posição é contrária à proposição que, historicamente, a Educação Física assume nas escolas em geral, ainda predominantemente orientada por um caráter de mera experiência limitada em si mesma,destituída do exercício de sistematização, organização, seleção e compreensão do conhecimento, existindo apenas empiricamente.

Palavras-chave: Educação Física. Professor. Prática Pedagógica. Futsal.

1 INTRODUÇÃO

A justificativa apresentada nessa proposta de pesquisa parte da necessidade de tratar inicialmente do sistema educacional brasileiro que historicamente tem vários problemas,iniciando pelo ensino público na rede pública de educação onde existe a falta de professores em diversas disciplinas, a remuneração não é valorizada e em vários casos há falta de compromisso do professor com os alunos e com a instituição que ele leciona.
Sobre a necessidade de um sistema educacional no Brasil que atenda, Cury destaca que:

A infância e a juventude devem ser objeto de cuidados egarantias especiais por parte do Estado, que tomará todas as medidas destinadas a assegurar-lhes condições físicas e morais de vida sã e de harmonioso desenvolvimento das suas faculdades. (CURY, (2008, p.7)

Para Cury (2012, p. 3) “dessa forma, o conceito de sistema único de educação ou mesmo de sistema unificado de educação tem como desafio maior o horizonte da igualdade, como motor maior não seradica na escola, mas no próprio sistema social”.
Já Saviani (2012, p. 26) nessa formulação a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social se põe, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Na escola decorre um método pedagógico que parte da prática social onde o professor e o aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando,porém, posições distintas, condições para que travem uma relação fecunda na compreensão e encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social, cabendo aos momentos intermediários do método identificar as questões suscitadas pela prática social.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1997 apud CHIMINAZZO, 2007, p. 3) “no ensino médio, frequentemente asaulas de educação física costumam repetir os programas do ensino fundamental, resumindo-se as práticas dos fundamentos de alguns esportes e à execução dos gestos técnicos esportivos”.
De acordo com Moreira (2004) “dessa maneira, é necessário que o professor de educação física, tenha competência de saber por que fazer e para que fazer, tornando a prática do futsal na escola, um meio para construçãode uma cultura reflexiva”. (apud CHIMINAZZO, 2007, p. 3)
Considerando o exposto, essa pesquisa se desenvolveu a partir da seguinte pergunta: Quais os desafios pedagógicos do futsal, enquanto conteúdo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física.
Na hipótese que levantamos, reconhecemos que os desafios pedagógicos do ensino aprendizagem do futsal nas aulas de Educação Física para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!