091880510434

527 palavras 3 páginas
SOCIOLOGIA APLICADA E GESTÃO

PELOTAS
2013
IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA PARA HUMANIDADE

A sociologia é importante porque através do estudo da vida social do homem, a interação social, a estrutura, o funcionamento e a evolução dos grupos sociais, contribui para a formação humana , buscando o desenvolvimento do pensamento inteligente, formador e criador de idéias e projetos para novos rumos na nossa existência. A Sociologia é uma área do conhecimento humano que possui uma grande abrangência, possibilitando uma visão de conjunto das várias coisas que acontecem na vida do ser humano, sejam eles relativos à economia, à política ou à esfera simbólica e cultural. Desse modo entendemos a importância da Sociologia no momento atual, em que o homem, sempre voltado para a especialização, vem perdendo o sentido de sua vida e da compreensão global de sua intervenção na história. A Sociologia, em razão de sua própria natureza, pode cumprir papel, fundamental, de propiciar uma visão integrada da vida humana e social.
A sociologia nasceu como um conjunto de idéias que se preocupou com o desenvolvimento da sociedade capitalista que se deu inicio no século XVIII. A sociologia procura respostas para as questões sociais advindas da transformações provocadas pela revolução Industrial e pela revolução Francesa . As transformações ocorridas no século XIX favoreceram o surgimento da sociologia como ciência. Ela surgiu em função de mudanças no cenário político,econômico e social.

A IDEIA DOS PENSADORES CLÁSSICOS QUE CONTRIBUIRAM PARA QUE A SOCIOLOGIA ADQUIRISSE TAMANHA IMPORTÂNCIA.

Eles contribuíram com suas obras, pois nelas encontram elementos básicos para a explicação cientifica dos fenômenos sociais. Também apresentaram pontos de vista diferentes sobre o conhecimento da vida social do ser humano e diferentes reflexões em torno da sociedade capitalista.
Émile Durkheim seguiu a tradição do Positivismo. Ele estabeleceu um método e

Relacionados