091696100507

290 palavras 2 páginas
A partir da disciplina Pesquisa, Ensino e Extensão, foi possível discutir e aprofundar com a professora e os colegas várias temáticas que permeiam a Docência do Nível Superior. O primeiro passo para uma boa pesquisa é saber diferenciar os vários tipos de pesquisa. Um exemplo bem claro do que foi discutido em aula é o conhecimento científico e o conhecimento de senso comum, pois os que o diferencia é tão somente que o conhecimento científico busca aprofundar as questões já apreciadas e vivenciadas pelo senso comum. O conhecimento científico sempre busca comprovar baseado na pesquisa e investigação, enquanto o popular se consolida através do conhecimento passado de geração em geração.
Nesse estudo, pudemos notar que o conhecimento popular é baseado em estado de ânimo e emoções, sendo assim esse conhecimento se torna passivo de erro e sem fundamentação teórica.
O conhecimento teológico é considerado infalível e incontestável. Uma das pontes de discordância entre a ciência e a tecnologia é a teoria da evolução das espécies. Enquanto os teólogos defendem a ideia de que o mundo foi criado por Deus, partindo do conhecimento popular. Os cientistas se fundamentam no conhecimento científico afirmam e defendem seu modo de criação no mundo, mas de fato o conhecimento científico é real, pois toda hipótese é testada, aí sim é comprovada sua veracidade ou falsidade.
O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos

Relacionados