091284630450

330 palavras 2 páginas
TECNOLOGO EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

O que é
Este tecnólogo estuda o alimento e seus aspectos físico-químicos, microbiológicos e nutricionais, acompanhando todas as etapas da produção ao consumo.
O que faz
O profissional com formação em Ciências dos Alimentos gerencia o alimento desde a produção agrícola, a pós-colheita, a pós-ordenha, o pós-abate, passando pelo abastecimento, conservação, transporte, atacado e varejo e controle de qualidade do que o consumidor vai colocar no prato. É qualificado a realizar inovações que permitam o desenvolvimento de novos produtos alimentícios e de tratamentos pós-colheita. Também pode criar embalagens com o objetivo de aumentar a vida útil dos produtos, efetuar análises químicas e biológicas em alimentos in natura e em processados pela indústria, a fim de garantir a qualidade para o consumidor. É de sua responsabilidade encontrar meios de aproveitar subprodutos industriais e agrícolas evitando desperdício, além de realizar programas de educação para o consumo de alimentos. Pode atuar em indústrias processadoras de alimentos, centrais de abastecimento e distribuição, supermercados, padarias, estabelecimentos que produzem refeições, laboratórios e em empresas de consultoria.
Perfil do profissional
Habilidade para lidar com números e realizar cálculos Gostar de trabalhar em equipe Rapidez de raciocínio para analisar problemas e resolvê-los Expressar habilidade para se comunicar Habilidade para trabalhar com máquinas e equipamentos.
Características comportamentais
Criatividade, comunicação, dinamismo. Capacidade de análise e abstração, concentração, organização, resolução de problemas práticos, interesse pela pesquisa, raciocínio lógico, habilidades com matemática e ciências. Agilidade, atenção aos detalhes, liderança, flexibilidade, capacidade de trabalhar sob pressão, adquirir novos conhecimentos, interesse pela tecnologia e estudo constante.
Mercado de trabalho
Existe boa procura por profissionais com esta qualificação,

Relacionados