090908989898989

4065 palavras 17 páginas
O ADOECIMENTO PSÍQUICO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA
ESTADUAL: PERSPECTIVA DOS DOCENTES
Autoria: Lílian Maria Badaró Ferreira Araújo, Rosânia Rodrigues de Sousa

RESUMO:
Esta pesquisa teve como objetivo verificar as possíveis relações entre o adoecimento psíquico de professores e os relatos acerca dos motivos que o geraram. Para tanto, foram selecionados 135 prontuários de saúde dos servidores periciados na Superintendência
Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional e que entraram em Ajustamento Funcional no período de janeiro a dezembro de 2011 pelo código F00 à F99 (Transtornos mentais e comportamentais). Foram também realizadas entrevistas semi-estruturadas com 10 professores. Os resultados encontrados nos mostraram que a maior parte dos professores atribui a causa de seu adoecimento psíquico às questões relacionadas ao trabalho, relações interpessoais com alunos, colegas e direção.
Palavras-chave: adoecimento psíquico, professor, trabalho, ajustamento funcional, qualidade de vida no trabalho.

1

INTRODUÇÃO:
O contexto de mudanças intensas e rápidas nas dimensões econômicas, sociais, tecnológicas, gerenciais e o aumento de metas e processos competitivos no mundo do trabalho influenciam a vida profissional e pessoal dos trabalhadores. No contexto escolar, depara-se com alunos que estão desmotivados, sem interesse em aprender, indisciplinados, desrespeitando o professor, como figura de autoridade e saber.
Percebe-se que o regente encontra-se submetido a diversos tipos de pressões emocionais e relacionais em seu trabalho; não apenas com os alunos, mas também a chefia que “força” a resolução dos conflitos, tendo que enfrentar as diversas demandas que lhe são apresentadas e criar recursos internos para a realização de seu trabalho, porém nem sempre isto ocorre de uma maneira adequada.
De acordo com Mendes (1999), o trabalho faz parte da condição humana, sendo indissociável de sua existência, constituindo a forma de construção das

Relacionados