090710200477

667 palavras 3 páginas
COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO
GABINETE DA PRESIDÊNCIA
PROGRAMA ESPECIAL DE GESTÃO DE PERDAS E SUSTENTABILIDADE
_____________________________________________________________________

AVALIAÇÃO – MÓDULO I

Seja bem vindo à primeira avaliação do primeiro módulo do EAD do Programa Especial de Controle de Perdas e Sustentabilidade.

Aproveitamos para agradecer e reforçar o estímulo à participação nos fóruns, que permitem enriquecer o conteúdo a partir das dúvidas e do compartilhamento de experiências dos estudantes.

A data-limite de remessa do arquivo com as respostas é 5/05/2014 (até às 23h55min), através do link “Avaliação – Módulo I” dos “Recursos Disponíveis”, na página inicial do Moodle.

Em caso de dúvida, estamos à disposição para esclarecimentos e para o auxílio que se fizer necessário através de mensagens que poderão ser encaminhadas a qualquer um dos instrutores.

Boa Prova!

Everson Gardel de Mello e Ricardo Röver Machado,
Instrutores.

A presente avaliação baseia-se no seguinte caso hipotético:

Considerando uma adutora de água tratada, executada há mais ou menos 10 anos em Ferro Fundido, com Diâmetro Interno 300mm e 3.000 metros de extensão. Esta adutora está assentada em Tramandaí (terreno plano) e não tem derivações até o reservatório por ela abastecido. O macromedidor instalado ao seu início junto ao bombeamento indica que ela opera com uma vazão de 65 litros por segundo.

Conhecendo estas características técnicas, responda as questões a seguir:

1. Qual a perda de carga total (localizada + distribuída) entre o ponto de início e término da adutora, sabendo que no trecho de 3.000 metros existem 2 registros de gaveta e 3 curvas de 45 graus. Utilizar a fórmula de Hazen Williams e o Método dos Coeficientes. Considerar a velocidade do fluido como 0,9 m/s, a aceleração da Gravidade como 10 m/s2 e os K da tabela que consta na apostila.

Dicas:
a. Cuidar ao entrar na fórmula com

Relacionados