08Sistemas De Protecao

11231 palavras 45 páginas
CAPÍTULO 8
SISTEMAS ELÉTRICOS DE PROTEÇÃO CONTRA OS EFEITOS DA CHUVA E DO GELO E
CONTRA FOGO conjunto fornece os meios de fixação do braço de comando. PROTEÇÃO CONTRA OS EFEITOS DA
CHUVA
Sistemas elétricos limpadores de pára-brisas
Em um sistema elétrico, limpador de párabrisas, as palhetas limpadoras são giradas por um ou mais motores, que recebem energia do sistema elétrico da aeronave.
Em algumas aeronaves, os limpadores de pára-brisas do piloto e o do co-piloto são operados por sistemas separados, para assegurar que será mantida uma boa visão em uma das partes do pára-brisas se um dos sistemas falhar.
A figura 8-1 mostra uma típica instalação elétrica de limpador de pára-brisas.
Um limpador operado eletricamente está instalado em cada painel do pára-brisas. Cada limpador é girado por um conjunto motorconversor.
Os conversores mudam o movimento rotativo do motor para um movimento alternado, para operar os braços de comando. Um eixo do

Figura 8-1 Sistema elétrico de limpador de párabrisas

Figura 8-2 Circuito elétrico do limpador de pára-brisas
8-1

Um sistema limpador de pára-brisas instalado em helicóptero consiste de um braço (1) impulsionado por um motor elétrico (3) cujo movimento de rotação é transformado em batimento por um sistema “biela-manivela” (2).

O limpador de pára-brisas é controlado pela seleção do interruptor de controle, para a velocidade desejada. Quando a posição “HIGH” é selecionada (figura 8-2), os relés 1 e 2 são energizados. Com ambos os relés energizados, o campo 1 e o campo 2 são energizados em paralelo. O circuito é completado e o motor opera a uma velocidade aproximada de 250 golpes por minuto. Quando a posição “LOW” é selecionada, o relé 1 é energizado. Isto faz com que o campo 1 e o 2 sejam energizados em série.
O motor então, opera a aproximadamente
160 golpes por minuto. Selecionando o interruptor para a posição “OFF”, ele permite aos contatos do relé retornarem às suas posições normais. No entanto, o motor do limpador
continua

Relacionados